quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Candidatura ou desistência de Huck sai amanhã

Ricardo Mendonça e Carmen Munari | Valor Econômico

SÃO PAULO - O apresentador de TV Luciano Huck, cotado para ser candidato a presidente da República nas eleições deste ano, deverá tomar sua decisão sobre candidatura até amanhã, conforme pessoas com quem andou conversando nos últimos dias. Esta sexta-feira foi estabelecida como prazo definitivo para ele dizer um contundente "sim" ou um contundente "não" sobre o caso.

No fim de novembro do ano passado, Huck assinou um artigo no jornal "Folha de S.Paulo" sustentando que não iria disputar eleição. Na sequência de outros três artigos na mesma publicação em que propunha discutir política, mencionou "a certeza de que neste momento" não iria "pleitear espaço nesta eleição para a Presidência da República". Terminou o texto pedindo para contarem com ele, "mas não como candidato a presidente".

A publicação foi seguida de uma entrevista coletiva sobre o tema realizada durante um evento promovido pela revista "Veja". Na ocasião, Huck repetiu aos jornalistas presentes os mesmos termos publicados no artigo.

No primeiro momento, o texto e a entrevista funcionaram para estancar as especulações em torno de seu nome.

Nos primeiros dias de 2018, porém, observadores mais atentos da cena política notaram que Luciano Huck não negou que teria solicitado ao Ibope que incluísse seu nome no rol de possíveis candidatos em pesquisas promovidas pelo instituto. A informação foi publicada numa nota na própria "Folha".

Relatos de que teria mantido a agenda de conversas frequentes com marqueteiros e representantes de partidos políticos, principalmente o PPS, consolidou a convicção de que a desistência anunciada em dezembro não havia sido para valer.

As especulações sobre a candidatura Huck voltaram ao patamar pré-artigo quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso passou a defender abertamente sua candidatura.

Mesmo reafirmando que está com o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), em tese a figura mais prejudicada com a entrada de Huck na disputa, FHC sustentou em entrevista à rádio Jovem Pan que a candidatura do apresentador "seria boa para o Brasil". Dias depois, o recebeu em São Paulo para conversar.

O Valor procurou Huck para comentar. Não houve resposta até o fechamento desta edição.

Nenhum comentário: