sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Opinião do dia – Luiz Werneck Vianna

O resto da história nos é bem conhecido. Passado o hiato dos governos FHC, em que se procurou deixar para trás a herança dos anos 1930, a era Lula que lhe sucedeu, a princípio timidamente, logo investe sem rebuços na sua restauração, como ficou claro em sua política de financiamento das centrais sindicais pela contribuição obrigatória dos seus filiados. E, sobretudo, pela sua orientação em favor de uma forte associação do Estado com setores empresariais, ditos “campeões nacionais”, nos moldes antes praticados nos governos de Vargas.

A chamada operação Lava Jato vem deslindando os resultados maléficos dessa política para a nossa democracia, e não se pode negar a ela, em que pese seus excessos, de que seja um esforço bem sucedido de se passar o país a limpo. Mas esse esforço somente poderá deixar frutos permanentes se envolver a ação das forças vivas da sociedade, que, aliás, já contam com hora marcada para intervir na reforma política em curso e, principalmente, na vizinha sucessão presidencial.

------------------------
Luiz Werneck Vianna é sociólogo, PUC-Rio, “As flechas contra o general Leônidas e nós” Rio de Janeiro, 6/9/201

Realismo mágico | Merval Pereira

- O Globo

A PF achou as digitais do ex-ministro Geddel também nas cédulas apreendidas. Ele pode ser preso. Realismo mágico

As próximas cenas do drama político brasileiro em curso terão o Supremo Tribunal Federal como protagonista, seja na definição de punições rigorosas aos irmãos Batista e seus delatores, um bando de caipiras metidos a espertos que tentaram desfazer do sistema jurídico brasileiro, seja na decisão sobre o prosseguimento de processos contra o presidente Michel Temer baseados nas delações da JBS.

A defesa do presidente já entrou com um pedido, mesmo antes que a segunda denúncia se materialize, para que ela não seja aceita enquanto não houver uma definição sobre a validade como prova do primeiro áudio. Tudo indica que há uma tendência majoritária no STF a favor da manutenção das provas, o que não quer dizer que uma eventual segunda denúncia venha a ser aceita pelo Congresso.

Já era muito difícil que isso acontecesse mesmo sem esse novo áudio que reproduz “uma conversa de bêbados”, na definição do próprio Joesley. A Operação Lava-Jato, por sinal, está servindo, entre outras coisas, para revelar as entranhas de nossas elites dirigentes em linguagem crua e vulgar.

Os medalhistas brasileiros | Fernando Gabeira

- O Estado de S.Paulo

A competência dos bandidos do Brasil é ouro em qualquer olimpíada da corrupção

Aqui onde estou, no interior do Amapá, as coisas me parecem confusas. Creio que parecem confusas em toda parte. Mas é sempre difícil de alcançá-las quando as conexões são pobres.

Rodrigo Janot deverá apresentar uma segunda denúncia contra Michel Temer. Teremos de ouvir tudo de novo, cada um com seu voto. Espero que seja menos dramático e que o mercado não leve tão a sério um enredo previsível. Afinal, a economia segue adiante.

Não conheço a delação de Lúcio Funaro. Sei apenas que é o réu mais violento no nível verbal: ameaça literalmente comer o fígado de adversários. Funaro já enrolou a Justiça uma vez. Deve ser uma pessoa cheia de truques, como parecem ser os irmãos Batista.

Janot afirmou que, enquanto houver bambu, vai lançar suas flechas. É uma afirmação quantitativa. Sabemos que a última flecha tem de ser mais certeira e eficaz. Isso se levarmos a sério a analogia com os índios. Não tenho conhecimentos antropológicos para afirmar, apenas suponho que os índios não gostem de errar a última flecha, porque depois dela ou o bicho pega ou o adversário ataca.

A agonia da Lava Jato e o PT | Reinaldo Azevedo

- Folha de S. Paulo

Então era chegada a hora de ‘redemonizar’o PT, depois do bem-sucedido esforço para ressuscitá-lo

Ou Lula e o PT atingem a terceira margem do rio ou desaparecem. Não há um lugar intermediário. Ambos foram mergulhados no Rio da Morte. Ou sobrevirá o fim, ou está garantida a imortalidade. E quem os colocou nessa situação inédita foi Antonio Palocci. Nunca houve na legenda alguém como ele. O PT não conhecia esse tipo de traição. Volto ao ponto. Antes, algumas considerações.

A reação foi fulminante. Aqueles moços implacáveis, sob a inspiração de Sergio Moro –que veio para julgar os vivos, os mortos e os juízes que os julgam...–, sentiram cheiro de carne queimada. Perceberam que Rodrigo Janot, procurador-geral da República, o grande sacerdote do Comitê de Salvação Pública, havia caído em desgraça. Não há mais salvação para ele.

Fazer o quê? A população já andava desconfiada dos benefícios concedidos a Joesley Batista. Por mais poderosa que seja a fórmula desenvolvida pela Lava Jato –que soma justa indignação a ressentimento e a doses consideráveis de ignorância moralista–, há um limite. E Janot, com o apoio patriótico de Marcello Miller, o ultrapassou. Os benefícios concedidos a bandidos confessos ultrapassaram as fronteiras do aceitável.

Presidencialismo de traições | Cristian Klein

- Valor Econômico

Autofagia de PSDB e PT opõe Lula x Palocci e Doria x Alckmin

Nenhuma semana para o presidente Michel Temer, em quase 16 meses, foi melhor do que a que está terminando. Seus dois maiores algozes - o procurador-geral da República e o empresário achegado que lhe armou uma arapuca - caíram respectivamente em descrédito e desgraça, depois do revés da delação da JBS.

Quase ao mesmo tempo, sangra o líder do campo político antagônico, ferido pelo fogo amigo. No mercado político-jurídico, as palavras de Palocci contra Lula valem mais do que as de Joesley contra Temer. O presidente da República voa para longe das armadilhas. O ex vai sendo cada vez mais empurrado para dentro delas.

Lula ainda não pode ser dado como pássaro capturado ou cachorro morto, mas foi contra ele que Rodrigo Janot apresentou duas denúncias seguidas, na terça e quarta-feira, quando a opinião pública em peso se voltaria contra a revelação de véspera do procurador-geral. A delação da JBS, anunciou Janot, estava sob suspeita com a descoberta da gravação que mostraria o papel de agente duplo de seu ex-colega da Procuradoria-Geral, Marcelo Miller, em favor do grupo de Joesley Batista.

Pactos de sangue | Eliane Cantanhêde

- O Estado de S.Paulo

Lula é alvo de Palocci e Janot; Joesley é alvo de todos, até dele mesmo

Sai Michel Temer por ora e entram na mira o ex-presidente Lula e o empresário Joesley Batista. O depoimento do ex-poderoso ministro Antonio Palocci é considerado a bala de prata contra Lula, enquanto o arrogante Joesley cuidou de atirar, ele mesmo, no próprio pé – ou no próprio peito. Se o PT vinha lucrando com a desgraça de Temer, não lucra mais.

Lula passou as últimas semanas encenando o papel de candidato a presidente, mas essa possibilidade é cada vez mais distante. Numa única semana, e numa semana com feriado na quinta-feira, ele foi atingido duramente duas vezes: além de Palocci denunciar o “pacto de sangue” entre PT e Odebrecht, o procurador Rodrigo Janot denunciou Lula e a pupila Dilma Rousseff por organização criminosa.

Condenado num processo e réu em cinco outros, Lula parece ter sete vidas políticas, mas vai consumindo uma a uma, com as denúncias de desvios, escândalos e favorecimento pessoal ilícito. O PT e seus seguidores não têm mais como atribuir as agruras de Lula na Justiça ao juiz Sérgio Moro ou à elite malvada, à direita enraivecida ou à mídia parcial.

Disputa pelo centro será acirrada | Fernando Abrucio

-Valor Econômico & Fim de Semana

Fazer previsões políticas no Brasil atual se tornou um esporte bastante perigoso. Como tudo vira piada por aqui, a que retrata a presente situação é a seguinte: quem disser que sabe o que vai acontecer na próxima semana está mal informado. Falar da eleição de 2018, então, é para quem perdeu o juízo.

Mas como cientistas políticos têm um pouco do célebre MacGyver, aquele da série da televisão, eles precisam se arriscar continuamente. Nesse momento, o que parece ser o cálice sagrado da próxima disputa presidencial é criar uma candidatura de centro para ganhar o pleito. A ideia é boa, o problema é sua execução, porque muitas variáveis e atores vão interferir em tal jogo.

Boa parte da incerteza está na combinação sui generis que domina o quadro atual. De um lado, surpresas têm marcado a política brasileira desde 2015, seja no campo das denúncias que chegam sem hora marcada, seja no surgimento de políticos que ganharam votos com um discurso contra a política tradicional, como foi o caso de João Doria em São Paulo. De outro, o pemedebismo e afins, comandado pelo presidente Michel Temer, mesmo com perdas ao longo do caminho (Eduardo Cunha e Henrique Alves, por exemplo), tem tido uma enorme capacidade de sobreviver e ressuscitar em meio ao vendaval de problemas. Apostar no novo é uma boa pedida para 2018, mas muitos já consideram que os atuais detentores do poder, no plano federal ou estadual, terão armas importantes para a batalha que se avizinha.

Quantofrenia e mérito |José de Souza Martins

Valor Econômico / Eu &Fim de Semana

Há uma obsessão quantofrênica disseminada por toda a sociedade brasileira. A decorrente meritocracia, nas universidades públicas, criou "partidos": na "direita", o dos que defendem a meritocracia como critério regulador da vida acadêmica, medida através de índices de produtividade; na "esquerda", o dos que a combatem porque seria instrumento do neoliberalismo e do capitalismo, de lógica avessa ao que é próprio da ciência. Nos dois lados, há problemas de compreensão da realidade universitária. Medir produtividade no trabalho universitário é um nonsense. Universidade não é lugar de produção, é lugar de criação e de ensino.

Conta-se, a propósito, uma anedota, que João Ubaldo Ribeiro me assegurava ser história verdadeira, relativa à visita de Einstein ao Brasil em 1925. Teria sido designado para acompanhá-lo, em suas andanças pelo Rio de Janeiro, Austregésilo de Athayde, que trabalhava em "O Jornal", de Assis Chateaubriand. O jornalista levou o sábio para cima e para baixo, a cafés e restaurantes. De vez em quando apanhava um guardanapo, escrevia nele alguma coisa e o guardava no bolso. Einstein estranhava. "O senhor está estranhando que eu tome notas nos guardanapos e os guarde, não é?" Einstein concordou. "Sabe o que é?", disse-lhe Athayde. "Eu tenho muitas ideias, para livros que pretendo escrever. Mas minha memória é péssima. Tomo essas notas para não me esquecer dessas intuições. O senhor não tem esse problema?" "Não", respondeu-lhe Einstein, "eu só tive uma ideia."

Aí pela segunda metade da década de 1980, um pró-reitor da Universidade de São Paulo resolveu preparar uma lista dos professores "improdutivos". Estranhamente, a lista vazou para um grande jornal e centenas de docentes tiveram seus nomes expostos ao comentário público, não raro de pessoas que mal sabem ler e escrever ou que não têm a menor ideia do que é a universidade. Gente que pensa em produção agrícola ou fabril.

A economia em novo turbilhão político | Rogério Furquim Werneck

- O Globo

O esforço de manter as contas públicas sob relativo controle está fadado a ser extraordinariamente desgastante

Sobram razões para comemorar as evidências de que, afinal, a economia brasileira está deixando para trás o longo e penoso processo recessivo em que esteve metida desde o segundo trimestre de 2014, o último ano do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. Por incipiente que seja, a expansão da economia traz de volta a esperança de uma retomada mais vigorosa do crescimento, da redução do desemprego, da recuperação da arrecadação e de uma trajetória menos assustadora de agravamento do endividamento público. Na difícil quadra que o país atravessa, não é pouco.

O que há de novo é que o consumo voltou a se expandir. Na esteira da liberação dos saldos das contas inativas do FGTS e dos efeitos diretos da redução da inflação e da queda do desemprego sobre o consumo, vêm-se somando efeitos indiretos importantes, à medida que quem temia perder o emprego começa a se permitir padrões menos austeros de consumo.

Nó tributário | Míriam Leitão

- O Globo

O deputado Carlos Hauly, (PSDB-PR), relator da reforma tributária, diz que no dia 10 de outubro apresentará o projeto ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e que a partir dessa data o texto estará pronto para ir à votação. Hauly está convencido de que este é o momento ideal para avançar com a reforma e avalia que é mais fácil para o país assimilar uma simplificação nos impostos do que mudanças na Previdência.

A grande dúvida é: por que desta vez o país vai conseguir aprovar uma reforma que vários governos tentaram sem sucesso? Hauly diz que há consenso no Congresso de que sem ela a economia não voltará a crescer fortemente, mesmo que resolva a crise fiscal. Explica que tem conseguido superar resistências e conflitos de interesses ao propor uma transição lenta para o novo modelo, com a garantia de manter por cinco anos o percentual de arrecadação atual.

— Ninguém perderá no curto prazo. A arrecadação média dos últimos três anos, tanto do governo federal, estados e municípios, ficará congelada para os próximos cinco anos. Depois, as mudanças serão graduais, por mais 10 anos, para acabar com o ICMS — afirmou.

Governo já vê maior avanço do PIB em 2018 e 2019 | Adriana Fernandes, O Estado de S.Paulo

Indicadores melhores fazem equipe econômica rever crescimento econômico de 2% para 3% em 2018 e de 2,5% para 3,5% em 2019

Depois da divulgação nos últimos dias de uma série de indicadores econômicos favoráveis, a equipe econômica começa a rever os dados de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2018 e 2019.

O Ministério da Fazenda já conta que a economia brasileira poderá entrar 2019 com um crescimento de 3,5% no primeiro ano do sucessor do presidente Michel Temer, segundo informou ao Estadão/Broadcast um integrante da equipe econômica. Até então, a previsão era de uma expansão de 2,5% da economia em 2019.

Em 2018, a expectativa é a de que a atividade econômica esteja rodando a um ritmo de 3%, acima da projeção oficial de 2% que consta na proposta de Orçamento enviada semana passada ao Congresso Nacional.

A avaliação é de que os números mais favoráveis do PIB serão um fator importante a contribuir para a melhora das contas públicas, com reflexo positivo na arrecadação. Apesar dos déficits robustos previstos para 2017 e 2018 (R$ 159 bilhões), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e sua equipe avaliam que não há risco desse quadro abortar o cenário de recuperação. A queda dos juros, anunciada nesta quarta-feira pelo Banco Central, também joga a favor do quadro fiscal.

A revisão para cima das previsões de PIB pelos analistas do mercado reforçaram o quadro mais favorável. O Bank of America Merrill Lynch dobrou, na última quarta-feira, a previsão de alta do PIB de 1,5% para 3% em 2018. Se espera novas revisões. Meirelles já adiantou que vai revisar a previsão de alta do PIB de 2017, que está hoje em 0,5%. Segundo ele, “os números estão muito fortes”. A revisão das previsões de 2018 e 2019 poderão ser incluídas durante as negociações no Congresso da lei orçamentária.

Uma janela para reformar a Previdência | Claudia Safatle

- Valor Econômico

Temer comanda o governo que mais reformas aprovou

Presidente mais impopular da história recente e o primeiro a ser denunciado por corrupção passiva em pleno exercício do cargo, Michel Temer comanda o governo que em um curto espaço de tempo mais aprovou reformas estruturais importantes para a economia. Após 17 meses no Palácio do Planalto, com os últimos cinco dedicados a se sustentar no poder, ele pode celebrar o fim da longa e profunda recessão, que começou em 2014, a inflação abaixo de 3% (de 2,46%) no acumulado de 12 meses e taxa de juros de um dígito - 8,25% ao ano conforme decisão do Copom - e em queda. Apesar do comitê apontar para moderação dos cortes nas próximas reuniões, no mercado há quem considere possível a Selic na casa dos 6% ao ano no primeiro trimestre de 2018.

"O país está a ponto de começar uma boa história", acredita um analista de um fundo estrangeiro com operações no Brasil.

O governo conseguiu desengavetar e aprovar a reforma trabalhista que tramitou por 20 anos no Congresso. Aos trancos e barrancos, em meio a turbulências políticas que por pouco não o apearam da Presidência da República, Temer lançou o programa de privatização da Eletrobras e criou a Taxa de Longo Prazo (TLP) em substituição à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que encerra o crédito fortemente subsidiado do BNDES.

Na terça-feira uma comissão mista aprovou a medida provisória 784 que amplia os poderes punitivos do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários sobre o sistema financeiro e cria a figura do acordo de leniência.

De pedra a vidraça – Editorial | O Estado de S. Paulo

É o caso de perguntar: se não tivesse se sentido obrigado a levar a público a espantosa gravação, descoberta pela Polícia Federal, que expõe a conspirata de Joesley Batista para demolir os alicerces da República, livrando-se ao mesmo tempo dos muitos crimes que cometeu, teria Rodrigo Janot se decidido a apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF), no mesmíssimo dia, denúncia contra os dois ex-presidentes da República petistas? Com essa denúncia tão flagrantemente atrasada - pois se refere aos principais responsáveis pelos atos ilícitos que originaram as investigações da Operação Lava Jato - Rodrigo Janot provavelmente almeja deixar a cena pública sob a aura da coragem e da imparcialidade no desempenho de suas responsabilidades institucionais. Haverá quem compre essa versão. Mas nada evitará que essa triste figura venha a ser lembrada na história da República como a de um oportunista desastrado que não ficou conhecido pelo cuidado no manejo dos instrumentos legais a serviço de sua função de procurador-geral da República.

Palocci apresenta Lula como chefe da organização – Editorial | O Globo

Testemunho de ex-ministro, que negocia delação premiada, acaba com qualquer dúvida sobre papel central do ex-presidente nos esquemas de corrupção lulopetistas

Uma característica bizarra do mensalão do PT, denunciado em 2005, mas que funcionava desde a campanha, em 2002, na compra literal de apoios a Lula, é que se tratou de uma “organização criminosa”, termo usado pelo MP em denúncia, mas sem chefe. Primeiro, o ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi denunciado como tal, mas esta qualificação terminou apagada no Supremo, na fase dos recursos de embargos. Do ponto de vista penal, o mensalão ficou acéfalo, mas não no entendimento geral. O chefe, estava claro, era o presidente Lula. Um esquema como o mensalão não existiria sem o sinal verde dele. Vitorioso o candidato petista, montou-se o petrolão, sistema muito maior de desvio de dinheiro do contribuinte. Este, então, não teria mesmo condições de existir sem o acompanhamento direto do presidente, conhecido centralizador.

Os testemunhos dados pelo ex-ministro Antonio Palocci, preso em Curitiba, ao juiz Sérgio Moro, e divulgados quarta-feira, acabam com as dúvidas de quem ainda as tinha. Lula, definitivamente, era o chefe da organização criminosa que assaltou o Tesouro, por meio do uso de estatais (Petrobras, Eletrobras etc.), para, em conluio com empreiteiras, superfaturar contratos e transferir dinheiro público, lavando-o na Justiça Eleitoral ou não, para PT e aliados de ocasião, como PMDB e PP. E não há mais dúvidas: também com a finalidade de dar vida muito boa a Lula, em pagamento pelos serviços bilionários muito bem prestados. No caso do depoimento de Palocci, à Odebrecht.

Lula sangra – Editorial | Folha de S. Paulo

Luiz Inácio Lula da Silva sobreviveu ao escândalo do mensalão. Manteve-se cacique único do PT e conservou apoios na sociedade mesmo depois da ruína provocada pela candidata que afiançou e levou ao Palácio do Planalto.

Alvo de múltiplas investigações de corrupção, liderava com 30% as intenções de voto à Presidência na mais recente pesquisa Datafolha, de junho. Condenado em primeira instância no mês seguinte, manteve-se agarrado ao discurso de perseguido pelas elites nacionais.

Seria prematuro, assim, afirmar que Lula esteja abatido de modo irremediável pelo depoimento em que um ex-ministro da Fazenda de seu governo, Antonio Palocci, confirmou com minúcias o fluxo caudaloso de propinas da construtora Odebrecht para dirigentes petistas, seus aliados e, em particular, seu líder máximo.

Pode-se dizer, isso sim, que até então nenhuma testemunha com tanta familiaridade com as entranhas do partido havia atestado o alcance da corrupção relatada por empreiteiros, funcionários e operadores diversos à Lava Jato.

Ocioso recordar o protagonismo de Palocci no primeiro mandato de Lula, que o alçou à condição de interlocutor preferencial do PT com o mercado financeiro e grandes empresários.

Novo áudio pode levar a fim da impunidade dos Batista – Editorial | Valor Econômico

As investigações sobre o envolvimento do presidente Michel Temer em esquemas de corrupção deram uma guinada inesperada com o anúncio, pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot, de que a delação premiada dos irmãos Batista poderá ser revista, diante de fatos "gravíssimos" relatados em uma fita de áudio com 4 horas de duração gravada por Joesley, em diálogo com o então diretor jurídico da JBS, Ricardo Saud. Como a PGR e a Lava-Jato mexem com interesses poderosos, a reação dos investigados foi a de culpar o investigador, mas em nenhum momento eles saem da sombra das suspeitas de tenebrosas transações com dinheiro público. O presidente, que saiu cambaleando da primeira denúncia, tem mais chances de sobrevivência política agora.

O clima carregado de Brasília anda propício aos exageros. A Operação Lava-Jato poderá sofrer um revés específico, envolvendo o presidente Temer. Entretanto, o caso é uma pequena amostra, embora a mais estrondosa, das denúncias feitas e a maior parte delas não depende das verdades ou mentiras que tenham sido contadas pelos Batista. Basta ver que no dia seguinte ao pronunciamento de Janot foram apreendidas malas de dinheiro de Geddel Vieira, e os ex-presidentes Lula e Dima Rousseff foram acusados de pertencer a uma organização criminosa - Polícia Federal e procuradores continuam seguindo a trilha do dinheiro, que aparece aos borbotões.

Joesley se defende, mas Janot vai pedir o fim de beneficios

Após defesa de Joesley, Janot decide revogar imunidade e avalia prisão

Leandro Colon, Bela Megale | Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - Apesar da defesa apresentada pelos delatores da JBS nesta quinta (7), o procurador-geral, Rodrigo Janot, decidiu pedir a revogação da imunidade concedida aos integrantes do grupo, incluindo a de Joesley Batista.

Com isso, há a possibilidade de Janot pedir a prisão deles, segundo palavras de um interlocutor da Procuradoria-Geral da República.

A posição do procurador-geral deve ser encaminhada até a tarde desta sexta (8) ao ministro Edson Fachin, relator do caso no STF (Supremo Tribunal Federal), responsável por tomar uma decisão.

Segundo uma pessoa ligada às investigações, após o episódio do polêmico áudio, "do jeito que está não pode ficar".

Conforme antecipou a Folha na quarta (6), Janot quer revogar o benefício concedido porque entende que houve patente descumprimento de dois pontos de uma cláusula do acordo de delação que tratam de omissão de má-fé, o que justificaria rever os benefícios. A imunidade foi considerada a parte mais polêmica do acordo celebrado.

Janot anulará benefícios e deve pedir prisão de Joesley

Em depoimento, empresário nega ter sido orientado a gravar Temer

Dono da JBS diz que buscou apenas aconselhamento com o então procurador Marcello Miller e afirma que diálogo gravado com executivo de seu grupo era uma ‘conversa de bêbado’

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decidiu anular os benefícios da delação dos executivos da JBS e deve pedir nos próximos dias as prisões de Joesley Batista e Ricardo Saud. O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, a quem cabe a decisão, estaria inclinado a aceitar o pedido. Em depoimento à Procuradoria-Geral da República, Joesley disse que o exprocurador Marcello Miller não o orientou a gravar Michel Temer e que seu diálogo com Saud era “conversa de bêbado”.

Prisão à vista para Joesley

Janot decide anular benefícios e deve pedir nos próximos dias a detenção dos delatores

Carolina Brígido | O Globo

-BRASÍLIA- Depois de ouvir os depoimentos dos executivos da JBS sobre os áudios em que falam da negociação da própria delação, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decidiu anular os benefícios concedidos a Joesley Batista e Ricardo Saud e deve pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) nos próximos dias a prisão preventiva de ambos. O ministro Edson Fachin, relator do caso, estaria disposto a determinar a prisão dos dois colaboradores se avaliar que existem indícios mínimos da necessidade de tomar essa medida.

O pedido de prisão deverá ser encaminhado junto com a rescisão do acordo de colaboração premiada firmado por eles com a Procuradoria-Geral da República (PGR). Como o acerto previa imunidade total aos delatores, ele terá de ser revisto para que os dois vão para trás das grades.

Janot vai pedir anulação de imunidade concedida a Joesley

Janot pedirá anulação de imunidade no caso J&F

Decisão do procurador-geral da República pode abrir brecha para que Joesley Batista e executivos sejam denunciados e, até, alvo de medidas cautelares

Beatriz Bulla | O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, vai pedir a revogação da imunidade do empresário Joesley Batista e dos demais executivos do Grupo J&F flagrados em áudios divulgados na segunda-feira passada. Joesley tinha obtido o perdão judicial após assinar acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República em abril. A decisão de Janot pode abrir brecha para que o empresário e os demais executivos sejam alvo de medidas cautelares e até de um pedido de prisão.

Nesta quinta-feira, 7, o procurador-geral passou o dia monitorando, a distância, o depoimento de Joesley e dos executivos da J&F Ricardo Saud e Francisco de Assis. De acordo com a Procuradoria, os três são suspeitos de ocultar informações no processo de colaboração. Em gravação entregue pela própria empresa aos investigadores no dia 31 de agosto, Joesley e Saud falam de suposta influência do ex-procurador Marcelo Miller na negociação da delação e citam os nomes de Janot, de outros procuradores e de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

PGR deve tomar uma decisão 'dura' sobre caso JBS, diz Maia

Talita Fernandes, Bruno Boghossian, Angela Boldrini e Natália Cancian | Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quinta-feira (7) que espera uma decisão "dura" da PGR (Procuradoria-geral da República) sobre os novos desdobramentos do caso JBS.

"Acho que a Procuradoria vai tomar a decisão correta. A Procuradoria tem tomado decisões duras e eu não tenho dúvida de que nesse caso específico, depois de ouvir os delatores hoje e o ex-procurador amanhã, vai tomar uma decisão dura como tomou em outros casos", disse após deixar o desfile de 7 de setembro em Brasília.

No mesmo momento em que autoridades participavam do desfile, desembarcaram em Brasília executivos da J&F para prestarem depoimentosna sede da PGR.

Joesley Batista, Francisco de Assis e Silva e Ricardo Saud estão sendo ouvidos nesta quinta por procuradores. Eles foram chamados para prestar esclarecimentos sobre acordo de delação premiada firmado no início deste ano.

Palocci causa um desastre para Lula e PT

Por Raymundo Costa | Valor Econômico

BRASÍLIA - O depoimento de Antonio Palocci reforça - ou confirma - a suspeita do Ministério Público de que Lula era o chefe do esquema de corrupção na Petrobras. O ex-ministro da Fazenda é o primeiro integrante do "núcleo duro" dos governos petistas a falar da suposta participação de Lula, e também de Dilma, no esquema que desviou bilhões de reais da Petrobras. A Lava-Jato nunca foi tão fundo no mundo companheiro do PT. Politicamente é um desastre para Lula e o partido. Juridicamente, convém esperar.

Palocci falou o que o Ministério Público queria ouvir e deu vida ao famoso "power point" do procurador Deltan Dallagnol, no qual todas as setas apontavam para Lula. O ex-ministro arrastou ainda mais o ex-presidente e o PT para o fundo do poço, em um momento em que Lula parecia ganhar fôlego, após uma caravana mais bem do que mal-sucedida pelo Nordeste.

Depoimento une ex-presidente e Petrolão
O depoimento do ex-ministro Antonio Palocci reforça - ou confirma - a suspeita do Ministério Público Federal de que Lula era o chefe do esquema de corrupção na Petrobras. Palocci disse ao juiz Sergio Moro que Lula não só tinha conhecimento do que se passava na Petrobras como autorizou o desvio de recursos originados em contratos para a aquisição de sondas para a campanha presidencial de 2010, a eleição de Dilma Rousseff.

De olho em 2018, DEM faz jogo duplo com PSDB

Por Marcelo Ribeiro | Valor Econômico

BRASÍLIA - Relatos do jantar oferecido na terça-feira para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na residência oficial da Câmara, sob o comando do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mostram que o DEM deve manter o jogo duplo na relação com o PSDB. Sempre de olho na disputa presidencial de 2018, representantes da sigla têm se revezado em encontros com Alckmin e com o prefeito de São Paulo, João Doria. A questão interna é se o partido reafirma sua tradicional aliança com o PSDB em 2018 ou se decide alçar voos mais altos e lançar candidatura própria.

Alckmin já afirmou publicamente mais de uma vez que quer ser candidato a presidente. Doria, ligeiramente melhor nas pesquisas, é cotado para disputar e dá repetidos sinais de que também pretende concorrer.

Segundo apurou o Valor, o DEM está dividido em duas alas. Uma quer embarcar na candidatura de Alckmin à Presidência. Outra defende ampliar as investidas sobre Doria com o intuito de trazê-lo para o DEM e apresentar uma candidatura própria.

Para alguns convidados do jantar oferecido por Maia a Alckmin, a reunião representou um aceno de aproximação do DEM e do presidente da Câmara ao PSDB e ao próprio governador.

Ao sair do jantar antes do final, o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) afirmou que o DEM é "muito simpático ao governador Geraldo Alckmin". De acordo com ele, o tucano é um político acostumado a fazer "o dever de casa". "Já está na luta há muito tempo. Acho que ele conseguirá se candidatar à presidência", disse Pauderney.

Mesa-redonda -PPS/PSDB - Poder em jogo / O Globo

Crise de representatividade da política, globalização, revolução tecnológica e mercado de trabalho, Lava-Jato, combate à corrupção e transparência estarão em debate num seminário internacional nos próximos dias 14 e 15. A iniciativa é dos centros de estudos ligados ao PPS (Fundação Astrojildo Pereira) e ao PSDB (Instituto Teotônio Vilela). Procuradores, acadêmicos, escritores e jornalistas estão na lista de debatedores. A abertura será com Fernando Henrique Cardoso

Paisagem noturna | Manuel Bandeira

A sombra imensa, a noite infinita enche o vale . . .
E lá do fundo vem a voz
Humilde e lamentosa
Dos pássaros da treva. Em nós,
— Em noss'alma criminosa,
O pavor se insinua . . .
Um carneiro bale.
Ouvem-se pios funerais.
Um como grande e doloroso arquejo
Corta a amplidão que a amplidão continua . . .
E cadentes, metálicos, pontuais,
Os tanoeiros do brejo,
— Os vigias da noite silenciosa,
Malham nos aguaçais.

Pouco a pouco, porém, a muralha de treva
Vai perdendo a espessura, e em breve se adelgaça
Como um diáfano crepe, atrás do qual se eleva
A sombria massa
Das serranias.

O plenilúnio via romper . . . Já da penumbra
Lentamente reslumbra
A paisagem de grandes árvores dormentes.
E cambiantes sutis, tonalidades fugidias,
Tintas deliqüescentes
Mancham para o levante as nuvens langorosas.

Enfim, cheia, serena, pura,
Como uma hóstia de luz erguida no horizonte,
Fazendo levantar a fronte
Dos poetas e das almas amorosas,
Dissipando o temor nas consciências medrosas
E frustrando a emboscada a espiar na noite escura,
— A Lua
Assoma à crista da montanha.
Em sua luz se banha
A solidão cheia de vozes que segredam . . .

Em voluptuoso espreguiçar de forma nua
As névoas enveredam
No vale. São como alvas, longas charpas
Suspensas no ar ao longe das escarpas.
Lembram os rebanhos de carneiros
Quando,
Fugindo ao sol a pino,
Buscam oitões, adros hospitaleiros
E lá quedam tranqüilos ruminando . . .
Assim a névoa azul paira sonhando . . .
As estrelas sorriem de escutar
As baladas atrozes
Dos sapos.

E o luar úmido . . . fino . . .
Amávico . . . tutelar . . .
Anima e transfigura a solidão cheia de vozes . . .


Teresópolis, 1912

Lenine /Teresa Cristina - Tregua Suspensa Lenine