terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Opinião do dia - Obama

E isso me conduz à questão final que quero abordar: nossa democracia é ameaçada sempre que nós a damos como garantida. Todos nós, independentemente de nossa filiação partidária, devemos nos engajar na tarefa de reconstrução de nossas instituições democráticas. Quando nossos índices de participação eleitoral estão entre os mais baixos entre as democracias avançadas, precisamos facilitar o voto, e não dificultá-lo. Quando a confiança em nossas instituições está baixa, devemos reduzir a influência corrosiva do dinheiro em nossa política e fazer questão que os princípios de transparência e ética sejam respeitados por nossos políticos. Quando o Congresso está disfuncional, precisamos levar nossos distritos a incentivar os políticos a agirem pautados pelo bom senso, e não por posições extremas e rígidas.

E tudo isso depende de nossa participação; depende de cada um de nós aceitar a responsabilidade da cidadania, independentemente do rumo seguido pelo pêndulo do poder.

-----------------
Barack Obama, último discurso em 10/1/2017

Caiu, mas continua caro

• Queda dos preços dos alimentos e das tarifas não compensou as altas registradas em 2015

Daiane Costa | O Globo


Apesar de os números oficiais da inflação mostrarem queda nos preços de itens que consomem boa parte do orçamento das famílias, como alimentos e energia elétrica, a percepção do consumidor é que o valor das contas não para de aumentar. Isso acontece porque as reduções ocorridas em 2016 não foram suficientes para anular as altas registradas em 2015, quando a inflação média geral atingiu dois dígitos, chegando próxima dos 11%. Cerca de 10% dos 373 itens cujos preços são monitorados pelo IBGE tiveram deflação inferior à alta registrada no ano anterior — como batata inglesa, tomate, cebola, limão, brócolis, corvina e maionese. O caso mais emblemático é o da energia elétrica, que acumula, nos últimos dois anos, alta de 40,34% — caiu 10,66% em 2016, mas tinha encarecido 51% em 2015.

Em Davos, Meirelles diz que decisão sobre correção do IR sai em fevereiro

• Fazenda ainda avalia impacto do reajuste de 5% sobre contas públicas

Martha Beck | O Globo

DAVOS - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou ontem, em Davos, na Suíça, que o governo ainda não bateu o martelo sobre a correção da tabela do Imposto de Renda (IR) a partir de 2017. Embora o Orçamento deste ano já tenha uma previsão de reajuste de 5% no IR das pessoas físicas, a equipe econômica ainda está avaliando o impacto que isso terá sobre as contas públicas diante do menor crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país). A projeção oficial da Fazenda é que o crescimento seja de 1%, mas os técnicos já admitem nos bastidores que esse número ficará mais próximo de 0,5%.

Segundo Meirelles, a definição sobre a tabela do IR será feita quando o governo divulgar o programa do Imposto de Renda de 2017, em fevereiro:

— A decisão sobre a tabela do IR vai ser divulgada junto com o programa, na segunda quinzena de fevereiro.

Previdência: idade mínima não deve ser negociada, afirma Temer

• Presidente admite ceder em outros pontos, como contribuição por 49 anos para benefício integral

- O Globo

O presidente Michel Temer disse ontem que o governo pode aceitar negociar alguns pontos da reforma da Previdência, mas a idade mínima de 65 anos está fora de questão. Em entrevista à agência de notícias Reuters, Temer admitiu que protestos contra o projeto devem acontecer, mas que a oposição é a temas específicos.

— Evidentemente, o caso da idade fica difícil você negociar. A idade é fundamental para esta reforma — afirmou, em entrevista à agência no Palácio do Planalto.

O governo aceita negociar outros pontos polêmicos que já foram citados por líderes no Congresso como difíceis de serem aprovados. Entre eles, a desvinculação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a pessoas com deficiência, do reajuste do salário mínimo; e a necessidade de contribuição de 49 anos para que o trabalhador receba o valor máximo da aposentadoria.

Temer garantiu que a reforma da Previdência, que começará a ser discutida a partir de fevereiro em uma comissão especial, será aprovada este ano. E defendeu ainda a discussão da reforma trabalhista.

O presidente disse também que sua maior preocupação é com o desemprego. Ele admitiu que a retomada das contratações pode demorar, já que as empresas têm capacidade ociosa.

Governo descarta negociar idade mínima em reforma da Previdência, diz Temer

• O presidente admite, porém, que alguns pontos devem ser flexibilizados, como o tempo de contribuição para conseguir o valor máximo da aposentadoria

Reuters | O Estado de S. Paulo

O presidente Michel Temer (PMDB) disse, em entrevista à agência Reuters no Palácio do Planalto, que o governo aceita negociar pontos da reforma da Previdência, menos a fixação da idade mínima da aposentadoria em 65 anos.

"Evidentemente, o caso da idade fica difícil você negociar. A idade é fundamental para esta reforma", afirmou Temer. Na entrevista, o peemedebista também previu a aprovação da reforma previdenciária neste ano e defendeu a discussão da reforma trabalhista, igualmente já apresentada pelo governo.

O governo aceita negociar outros pontos polêmicos que já foram citados por líderes no Congresso como difíceis de serem aprovados. Entre eles, a desvinculação do Benefício de Prestação Continuada - pago a pessoas com deficiência - do reajuste do salário mínimo e a necessidade de contribuição de 49 anos para que o trabalhador receba o valor máximo da aposentadoria.

"Em vários países a regra tem sido essa. Você não ganha aposentadoria integral, ganha uma aposentaria parcial. Mas isso vai ser debatido lá. Se o Congresso decidir de outra maneira, tem que se cumprir", disse.

Sem ajuste, socorro a Estados é ‘inútil’

• Estudo do Credit Suisse diz que falta de contrapartidas a ajuda da União e queda da receita põem em xeque renegociação de dívidas

Alexa Salomão | O Estado de S. Paulo

A ausência de contrapartidas e a queda brutal da receita colocam em xeque os resultados do pacote de renegociação das dívidas dos Estados, aprovado pela Câmara no final do ano passado e já sancionado pelo presidente Michel Temer. Essa é a conclusão de um estudo feito pelo banco Credit Suisse.

Na avaliação do economista Paulo Coutinho, responsável pela análise, se os Estados não implementarem o duro pacote de ajustes, que inclua medidas como o congelamento de salários e de benefícios e a redução gradual de renúncias fiscais, além de privatizações, eles correm o risco de entrar em crise em 2019. “Não é possível afirmar categoricamente, porque não sabemos como cada Estado vai reagir, mas a probabilidade é alta de a crise voltar em três anos se não fizerem os ajustes necessários”, diz Coutinho. A projeção leva em consideração dois fatores.

O primeiro deles é a forma como o pacote saiu do Congresso. A lei prolonga por 20 anos o prazo de pagamento das dívidas com o Tesouro e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Dá carência e desconto nas parcelas até junho de 2018. No entanto, os descontos nos serviços da dívida vão caindo ao longo do tempo: 100% ao que era referente ao segundo semestre de 2016; 94,7% em janeiro deste ano; a partir daí, redução em 5,3 pontos porcentuais ao mês até junho de 2018.

Desde o ano passado, 62 municípios decretaram calamidade financeira

• Sem recursos para pagar dívidas e até salários dos funcionários, prefeitos usam medida, que protege das punições pelo descumprimento da LRF, como instrumento de pressão por negociações de socorro, como as feitas pela União com os Estados

Idiana Tomazelli | O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - A dificuldade para pagar salários e honrar compromissos já levou pelo menos 62 municípios a decretar estado de calamidade financeira desde o ano passado – sendo 32 deles apenas neste mês de janeiro –, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Com a medida, os prefeitos se livram temporariamente das punições previstas pelo descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Mas, na prática, os prefeitos têm visto o decreto de calamidade como meio de pressão por negociações de socorro, a exemplo dos acordos firmados pela União com Estados.

A CNM disse temer que a iniciativa seja vista pelos novos prefeitos como uma espécie de tábua de salvação para todos os problemas. “Estamos orientando, dizendo que o decreto em si não tem efeito jurídico, já que precisa ser aprovado pelo legislativo local. É um ato político”, disse o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. O principal receio é de que o decreto encoraje os gestores a praticarem “liberalidades”, como reduzir salários ou firmarem contratos com dispensa de licitação de forma indiscriminada.

CEOs brasileiros estão entre os mais otimistas

Por Assis Moreira e Daniel Rittner | Valor Econômico

DAVOS (Suíça) - A confiança dos executivos brasileiros na melhora de seus negócios ao longo dos próximos 12 meses mais do que dobrou em comparação com o início do ano passado. Esse salto no otimismo, sempre tomando o cuidado de lembrar que a medição anterior havia sido feita em pleno auge da crise política, foi qualificado como "impressionante" na 20ª pesquisa anual da consultoria Pricewaterhouse Coopers (PwC).

Divulgada tradicionalmente na véspera da abertura do Fórum Econômico Mundial, como uma espécie de termômetro do humor da elite global, a pesquisa coloca o Brasil como vice-campeão em confiança. Para 57% dos executivos do país ouvidos no levantamento, a perspectiva é de aumento das receitas em suas empresas ao longo de 2017. Há um ano, eram apenas 24% dos CEOs.

País deve chegar ao 4 º trimestre com expansão de 2% do PIB, prevê Meirelles

Por Daniel Rittner e Assis Moreira | Valor Econômico

DAVOS (Suíça) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, prevê que a economia brasileira chegará ao último trimestre de 2017 com crescimento de 2% em ritmo anualizado. Ele minimizou a revisão para baixo das estimativas feitas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e disse que elas refletem uma média para o ano todo, que carrega os efeitos estatísticos da crise em 2016.

"Quando os números do primeiro trimestre forem divulgados, já vamos verificar crescimento", disse o ministro a jornalistas brasileiros, em Davos, onde participa do Fórum Econômico Mundial. "E o crescimento vai se acelerar ao longo do ano. O importante é o crescimento na ponta, não na média. Saindo de uma recessão muito forte, a média do PIB também cai."

Candidatos defendem lei de abuso aprovada na Câmara

• Rodrigo Maia (DEM) e Jovair Arantes (PTB) apoiam projeto no Senado e texto incluído no pacote anticorrupção; propostas foram motivo de embate com Judiciário

Daiene Cardoso, Igor Gadelha e Isadora Peron | O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - Os dois principais candidatos à presidência da Câmara defenderam o projeto de lei de abuso de autoridade que tramita no Congresso e as alterações feitas pelos deputados no pacote anticorrupção apresentado pelo Ministério Público Federal. Os dois projetos motivaram embates do Parlamento com o Judiciário e o Ministério Público no fim do ano passado, em meio ao avanço da Operação Lava Jato e diante da expectativa em torno da homologação pelo Supremo Tribunal Federal da delação de 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht.

Em resposta a um questionário feito pelo Estado, o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o plenário é soberano em suas decisões e deu apoio ao texto do projeto sobre as medidas contra a corrupção aprovado pela Casa em novembro do ano passado.

Lula dá aval para bancada negociar cargos na Mesa Diretora da Câmara

• Segundo interlocutores, ao possibilitar o apoio à reeleição de Maia, ex-presidente considera que o mais importante no momento é o PT não ficar de fora do comando da Casa nos próximos dois anos

Daiene Cardoso, Isadora Peron e Igor Gadelha | O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu aval para o PT na Câmara negociar cargos na Mesa Diretora em troca de apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara. Segundo interlocutores, Lula considera que o mais importante no momento é o partido não ficar de fora do comando da Casa nos próximos dois anos, como ocorreu na eleição do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em 2015, quando a sigla lançou Arlindo Chinaglia (PT-SP) e acabou sem nenhum cargo.

Mesmo com parte da bancada rechaçando a possibilidade de apoiar Maia ou Jovair Arantes (PTB-GO), parlamentares que votaram à favor do impeachment de Dilma Rousseff, o novo líder do PT Carlos Zarattini (SP) vem defendendo publicamente que a bancada apoie o candidato que se dispuser a respeitar o princípio da proporcionalidade.

Maia reúne Centrão e oposição em almoço em SP

• Em campanha para se reeleger na presidência da Câmara, deputado do DEM participa de encontro com Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes

Pedro Venceslau André Ítalo Rocha | O Estado de S. Paulo

Mesmo sem ainda ter anunciado oficialmente sua candidatura à presidência da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) fez campanha ontem em São Paulo, onde reuniu apoio de parlamentares da oposição, do Centrão e de tucanos.

No primeiro encontro do dia, novo líder do PSDB na Câmara, Ricardo Tripoli (SP), levou 10 dos 14 deputados paulistas da legenda para uma reunião com o governador Geraldo Alckmin, do PSDB, no Palácio dos Bandeirantes.

Apesar de o partido apoiar Maia, Alckmin disse que não pretende se posicionar sobre a disputa na Câmara. Em seu discurso, o governador elogiou o deputado do DEM, que, segundo ele, “foi bem” nos poucos meses que presidiu a Casa, mas afirmou que a eleição “é assunto interno dos deputados”.

Rosso libera aliados, e Maia ganha força

• Disputa pela presidência da Câmara ocorrerá no dia 2 de fevereiro

Carolina Brígido e Isabel Braga | O Globo

-BRASÍLIA- Em carta endereçada ontem à sua própria bancada, o atual líder do PSD, Rogério Rosso (DF), diz que, apesar desejar presidir a Câmara, deixará os correligionários à vontade para avaliar o apoio a outros candidatos. Há duas semanas, integrantes da cúpula do PSD vêm admitindo, nos bastidores, apoio à candidatura do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-DF). Rosso diz que sua candidatura ainda está mantida, mas que ela estará sintonizada com os desejos da bancada e do PSD.

— A bancada e o partido (estão) à vontade para, se acharem melhor, encontrar outros caminhos que não a candidatura do partido — disse Rosso. — A minha candidatura nasceu com desprendimento, fruto da decisão da bancada e do partido. Estarei sempre ao lado dos meus eleitores, da bancada e do partido. A decisão será conjunta, seja para manter ou reavaliar a candidatura — acrescentou.

Presidente diz que desemprego é maior preocupação

- Valor Econômico

SÃO PAULO - O presidente Michel Temer disse ontem, em entrevista à agência de notícias "Reuters", que a maior preocupação de seu governo é com o desemprego. Ele afirmou que a economia deve começar a dar sinais de crescimento já no primeiro semestre deste ano, mas, devido à capacidade ociosa das empresas, espera queda do desemprego só a partir do segundo semestre. "É muito provável que ainda neste semestre a capacidade ociosa das empresas seja utilizada por elas, mas nós pensamos que, a partir do segundo semestre ou de meados do segundo semestre, o desemprego já comece a diminuir e o crescimento venha de uma vez", afirmou, segundo a "Reuters". O Brasil tem hoje cerca de 12 milhões de desempregados, uma taxa de 11,9%.

Em outro trecho da entrevista, Temer afirmou: "Nós temos que nos ater muito à questão do desemprego, essa é a principal preocupação, e isto significa o crescimento da economia".

Conforme a Reuters, o presidente refutou a ideia segundo a qual a retomada esteja demorando: "Estamos aqui há sete, oito meses e já tomamos muitas medidas. Na verdade, estávamos numa recessão profunda e o primeiro passo é sair da recessão."

Mais adiante, o presidente negou intenção de se candidatar à reeleição em 2018. "Este é um governo de reformas e sendo um governo de reformas é um governo preparatório para o governo que virá em 2018", afirmou. "Eu espero apenas cumprir essa tarefa e deixar que meu sucessor possa encontrar um país mais tranquilo."

PT faz consulta sobre lançar Lula candidato

Daniel Weterman | O Estado de S. Paulo

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou em artigo publicado no site da legenda ontem que os militantes petistas devem opinar publicamente sobre a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser novamente candidato à Presidência da República. A expectativa do dirigente é de que, após as manifestações públicas de apoio ao ex-presidente, Lula possa ter a candidatura lançada no 6.º Congresso Nacional da sigla, marcado para ocorrer entre 7 e 9 de abril.

“Acho que chegou a hora de a militância começar a opinar publicamente. Quem sabe, assim, possamos, durante o 6.º Congresso, torná-lo nosso candidato”, escreveu Falcão

Na semana passada, Lula participou de duas agendas públicas, em Salvador e Brasília, para reiterar que vai andar pelo País em 2017 e que está preparado para ser candidato. Falcão, que acompanhou Lula durante os atos, disse que o partido não tomou decisão oficial de lançar o ex-presidente como candidato, mas que o PT não cogita “plano B” para a “aspiração nacional”, que seria a tentativa de que Lula volte a comandar o País.

“Tanto quanto em outras ocasiões que tenho presenciado, Lula ainda não admite ser candidato, mas reitera, com muita convicção, que está preparado e sabe exatamente o que é preciso fazer para tirar o Brasil da crise, criar empregos, distribuir renda, reacender o ânimo e a confiança da população”, disse o presidente nacional do PT.

Inelegibilidade. O ex-presidente, no entanto, corre o risco de se tornar inelegível perante a Justiça Eleitoral caso seja condenado em segunda instância antes da disputa de 2018. O petista é réu em cinco ações penais, duas relacionadas diretamente à Operação Lava Jato, nas quais é acusado de crimes como corrupção e lavagem de dinheiro.

PT deve decidir se Lula será candidato em 2018 nesta semana

Por Carmen Munari | Valor Econômico

SÃO PAULO - O PT realiza duas reuniões estratégicas nesta semana em São Paulo com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No foco dos encontros está o debate sobre a candidatura de Lula às eleições presidenciais de 2018 e também a possibilidade de o petista substituir Rui Falcão na direção do partido. As decisões são preparatórias e seriam chanceladas durante o 6º Congresso da legenda marcado para abril.

Após anos optando por eleições diretas, em que os filiados escolhem suas dirigentes, o PT deve alterar a regra para uma eleição indireta em que delegados indicarão a direção. Falcão, que ocupa a presidência há seis anos, renunciaria ao cargo para Lula assumir em mandato de dois anos. O cargo é estratégico uma vez que teria a responsabilidade encaminhar as eleições gerais de 2018.

Os temas serão debatidos pela Executiva na quinta-feira, antecedendo o encontro do Diretório Nacional, composto por 84 integrantes, na sexta-feira, no hotel Jaraguá, em São Paulo. O congresso tem encontro marcado para 7 a 9 de abril com a participação de 600 delegados.

Avanço fundamental - Merval Pereira

- O Globo

Especula-se que o presidente Michel Temer, pressionado pela realidade que a cada dia mostra a gravidade da crise nas penitenciárias brasileiras, pretende procurar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para discutir a descriminalização do porte de drogas para uso próprio.

Seria uma decisão corajosa e urgente. O tema, espinhoso e que cria dificuldades políticas a serem exploradas pelos adversários, tem colocado em evidência internacional o ex-presidente, que copresidiu a Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia, juntamente com os ex-presidentes da Colômbia César Gaviria e do México Ernesto Zedillo, e também uma comissão internacional sobre o tema.

Fernando Henrique, por essa campanha, foi colocado pela importante revista americana “Foreign Policy” entre os cem maiores pensadores internacionais, “por dizer o que a guerra às drogas é: um desastre”. O tema estará também sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ainda este ano, provavelmente nos próximos meses, diante da premência dos fatos.

Falta de inteligência - Eliane Cantanhêde

- O Estado de S. Paulo

• GSI defende ministro da Justiça, plano de segurança e controle de fronteiras

Depois de Lula e Dilma acabarem com as câmeras de segurança no Planalto em 2009, o governo dela extinguiu em 2015 o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão de inteligência que assessora os presidentes da República nas diferentes áreas. Lula e Dilma temiam revelar quem circulava pelo poder? Tinham algo a esconder? E a extinção do GSI, com o esvaziamento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), foi puro desdém ou confusão entre inteligência e espionagem?

Conforme antecipou o Estado, Michel Temer restaurou logo ao assumir o GSI e nomeou para o cargo o general da reserva Sérgio Etchegoyen, quadro de elite do Exército. Além de encontrar a Abin com um terço da equipe, ele descobriu que não tem como responder a pedidos judiciais ou legislativos sobre a movimentação de pessoas no Planalto. Sabe quem entrou pela portaria principal, mas não se o empreiteiro tal, o lobista qual ou quem quer que seja passou em qual gabinete, em que dia, por quanto tempo.

"Cría cuervos..." - Hélio Schwartsman

- Folha de S. Paulo

- As rebeliões em presídios, com cenas de cefalectomia e cardiectomia, surpreendem pela carga de violência, mas não por terem ocorrido. Elas são o resultado lógico de décadas de descaso para com a política penitenciária.

"Descaso" talvez não seja a melhor palavra. Se o sistema tivesse sido desenhado com o propósito explícito de criar poderosas organizações criminosas rivais fadadas a se enfrentar, dificilmente os projetistas poderiam ter sido mais eficientes do que foram nossas autoridades.

O primeiro passo é construir as cadeias, preferencialmente pouco funcionais e bem desconfortáveis. O segundo é ir trancafiando nelas legiões crescentes de pessoas, sem observar lotações máximas e sem nenhum critério de separação dos presidiários por periculosidade ou mesmo por condenação –cerca de 40% dos presos no Brasil são provisórios.

Os limites da União - Luiz Carlos Azedo

- Correio Braziliense

• O poder centralizador da União se manteve como herança do regime militar. Vem daí o desequilíbrio na relação entre os entes federados

O pacto federativo é assim chamado porque pressupõe, digamos, uma grande aliança nacional e acordos entre os estados e a União. Não é uma coisa simples. Muito sangue já correu no Brasil por causa disso. A Revolução Pernambucana, por exemplo, que completará 200 anos no próximo dia 6 de março, foi provocada pela insatisfação popular causada pela Corte de D. João VI, desde sua chegada ao Brasil, em 1808. A ocupação dos cargos públicos pelos apaniguados portugueses e os impostos e tributos criados por D. João VI causaram a revolução, que fechou o ciclo das revoltas do período colonial e, de certa forma, precipitou a Independência, pois seu caráter era emancipacionista.

Os pernambucanos sofreram grande influência das ideias iluministas, que se opunham à monarquias absolutas, a partir da Revolução Francesa. Liberdade, igualdade e fraternidade eram as bandeiras dos revoltosos. A crise econômica provocada pela queda das exportações de açúcar, consequência da guerra na Europa, foi agravada pela seca de 1816, que aumentou a fome e a miséria no sertão pernambucano. Seus revolucionários, liderados por Domingos José Martins, com apoio de Frei Caneca e Antônio Carlos de Andrada e Silva, queriam a independência, a República e uma Constituição. Mas foram duramente reprimidos e a revolta acabou esmagada.

"Volta, Lula" já dividiu e agora pode unir PT - Raymundo Costa

- Valor Econômico

• Desafio é evitar "ajuste de contas" em congresso

Lula acenou para a direção do PT com a possibilidade de aceitar a presidência do partido por um período de dois anos. Não é o que o ex-presidente quer, mas ele está sendo empurrado a isso. Não há outra opção, no momento, capaz de unir as diversas facções e tocar adiante o processo de recuperação do PT, uma legenda devastada pelas denúncias de corrupção, o impeachment de Dilma Rousseff e o massacre eleitoral sofrido em 2016.

Se dependesse de Lula, o nome seria o do ex-prefeito de São Bernardo do Campo e ex-presidente da CUT Luiz Marinho, que também não quer, por acreditar que vai virar um alvo exposto. Outras alternativas faladas, como o senador Humberto Costa (PE), o ex-ministro Jaques Wagner (BA) e o senador Lindbergh Farias (RJ), têm restrições ora desta ou daquela corrente, ora do próprio Lula.

O ex-presidente prometeu dar uma resposta antes da realização do congresso partidário marcado para os dias 7, 8 e 9 de abril, mas que provavelmente será adiado para maio, por uma questão de organização, mas que daria mais tempo para Lula pensar ou se achar um nome que possa ser aceito pela maioria.

Futuro das empreiteiras - Míriam Leitão

- O Globo

Que horizonte têm as empresas que se envolveram na corrupção investigada pela Lava-Jato? Essa pergunta está presente na economia brasileira, porque são grandes empresas e foram fundo demais na corrupção. A punição financeira tem que ser alta, mas não pode ser maior do que a capacidade da empresa de pagar, porque aí ela não consegue ressarcir a sociedade.

Quase três anos depois de iniciada a Lava-Jato, mas ainda longe do fim, grandes empresas do país estão pagando o preço alto da corrupção, vendendo ativos, ficando sem contratos, vendo seus controladores e executivos encurralados pela Justiça, e, mesmo assim, ainda não se sabe quais delas vão sobreviver.

Um verdadeiro tiro no pé - José Márcio Camargo

- O Estado de S. Paulo

O crédito é uma das instituições mais importantes para o bom funcionamento de uma economia de mercado. Ele permite aos agentes econômicos (famílias, empresas ou governos) antecipar renda esperada no futuro, aliviando suas restrições orçamentárias. O bom funcionamento deste mercado é uma condição essencial para o crescimento da economia, para a geração de emprego e renda e para a redução da desigualdade de oportunidades.

No mercado de crédito o pagamento do bem adquirido (crédito) é feito no futuro, o que introduz um importante elemento de incerteza quanto ao cumprimento do contrato. Se as instituições forem tais que os devedores não têm o incentivo para pagar os credores, estes últimos não se disporão a ofertar crédito e o mercado entra em colapso. Em outras palavras, este mercado só funciona se os credores efetivamente acreditarem que o crédito será pago.

Agropecuária vai ajudar a melhorar números do PIB – Editorial | Valor Econômico

Vem do campo um dos mais sólidos motivos para se esperar que a economia deste ano seja melhor do que a dos dois últimos anos. A Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) divulgou nova estimativa para a safra 2016/17, que deverá atingir o recorde de 215,3 milhões de toneladas, favorecida por boas condições climáticas em todo o país. A previsão é ligeiramente superior à feita em dezembro e estima uma colheita 15,3% maior do que a de 2015/16, quando chuvas em excesso no Sul e a seca no Centro-Oeste e no Matopiba fizeram a produção ficar em 186,7 milhões de toneladas.

A nova previsão para a safra embala a expectativa de que o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária poderá crescer 5% no primeiro e no segundo trimestres e até 7% a 10% no ano, conforme estimativa da LCA (Valor 16/1). Será uma reviravolta em comparação com 2016, que acabou se saindo muito pior do que o esperado. Houve uma quebra de cerca de 10% da safra no ano passado, apesar do ligeiro aumento da área plantada, com queda da produtividade e da compra de fertilizantes. Ao divulgar o PIB do terceiro trimestre de 2016, no fim de novembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou uma forte revisão das contas. A queda do PIB agropecuário no 1º trimestre que era calculada em 3,7%, acabou sendo de 8,3%; e a do 2º, de 3,1% passou a 6,1%. No 3º trimestre foi de 1,4%, acumulando recuo de 5,6% em quatro trimestres. Uma das maiores frustrações foi a produção de milho que despencou 25,5%, cinco vezes mais do que os 5% esperados pelo IBGE.

Da crise à pauta de reformas – Editorial | O Estado de S. Paulo

A nova projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Brasil – crescimento de apenas 0,2% neste ano, bem abaixo da média global de 3,4% – já era conhecida horas antes de o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, iniciar seus contatos com empresários, financistas e autoridades congregados em Davos para a reunião do Fórum Econômico Mundial. Uma semana antes o Banco Mundial havia divulgado sua estimativa de 0,5% de expansão, semelhante às previsões correntes no mercado. Esses números descrevem uma economia ainda muito longe do ritmo da maioria dos emergentes e até de várias das maiores potências mais avançadas. Pior que isso: enquanto os economistas do Fundo apontam perspectivas melhores para Estados Unidos, União Europeia, Japão, China e outros atores importantes, a do Brasil é revista para baixo, com uma projeção 0,3 ponto menor que a publicada em outubro.

O ministro Henrique Meirelles perderia tempo se apenas tentasse contestar esses números. Nem as autoridades brasileiras prometem resultados muito melhores. No quarto trimestre deste ano, segundo o ministro, o Produto Interno Bruto (PIB) deverá ser 2% maior que o dos três meses finais de 2016. Pelos cálculos do FMI, a diferença entre os dois trimestres será de 1,4%. Não chega a ser um cenário muito pior que o pintado pelo ministro. Para produzir algum efeito, a mensagem apresentada em Davos teria de ser de outra ordem.

Vantagens demais – Editorial | Folha de S. Paulo

Em tempos de bonança, provavelmente passaria despercebido um aumento de R$ 2,4 milhões nas despesas dos gabinetes do Senado. O montante tende a desaparecer diante do orçamento dessa Casa, em torno de R$ 4 bilhões ao ano.

Mesmo num período de grave crise a cifra empalidece quando se considera o tamanho do deficit público federal. Num país que em 2016 aceitou um rombo de quase R$ 170 bilhões, a rubrica do Senado conhecida como "outros gastos" não constitui fonte do problema –e muito menos solução.

O momento, porém, é apropriado para debater esse tipo de desembolso. Afinal, como os parlamentares pretendem justificar suas vantagens quando a maioria dos brasileiros sofre com a recessão?

É infelizmente comum que, em meio a uma crise econômica duradoura, a maioria perceba uma queda relevante no poder de compra de seu salário, mas talvez não seja exagero dizer que os congressistas nem se dão conta desse efeito.

A lista de mordomias a que têm direito é tão extensa que não seria surpresa se terminassem o mês sem levar a mão ao próprio bolso.

A necessidade de uma resposta do Estado brasileiro – Editorial | O Globo

• O tratamento a ser dispensado à atual crise dos presídios não pode repetir receituários antigos, lenientes e com ações estanques. O tema deve estar em agenda integrada dos três poderes

O que já era uma evidência diante das simultâneas rebeliões em presídios de Manaus (AM) e Boa Vista (RR), na primeira semana do ano, consolida-se como movimento articulado com o motim deflagrado no fim de semana em Natal (RN). Na conta dessa barbárie não entram as fugas em três estados, mas, por trás da evasão de presos, há sinais de coordenação a partir de um comando externo.

Esse crescendo de selvageria reclama de imediato, do poder público, ações exemplares, tranquilizadoras para a sociedade e a população carcerária. E, adjacentes, mas compreensivelmente demandando mais tempo, providências mais amplas, sempre sinalizadas diante de sedições nos presídios, mas invariavelmente deixadas de lado tão logo a temperatura das crises baixa.

O Rio – João Cabral de Melo Neto

(Trecho)

Sempre pensara em ir
caminho do mar.
Para os bichos e rios
nascer já é caminhar.
Eu não sei o que os rios
têm de homem do mar;
sei que se sente o mesmo
e exigente chamar.
Eu já nasci descendo
a serra que se diz do Jacarará,
entre caraibeiras
de que só sei por ouvir contar
(pois, também como gente,
não consigo me lembrar
dessas primeiras léguas
de meu caminhar).

Deste tudo que me lembro,
lembro-me bem de que baixava
entre terras de sede
que das margens me vigiavam.
Rio menino, eu temia
aquela grande sede de palha,
grande sede sem fundo
que águas meninas cobiçava.
Por isso é que ao descer
caminho de pedras eu buscava,
que não leito de areia
com suas bocas multiplicadas.
Leito de pedra abaixo
rio menino eu saltava.
Saltei até encontrar
as terras fêmeas da Mata.

Bloco das Flores, uma declaração de amor