quinta-feira, 8 de junho de 2017

Julgamento da chapa terá sessões até sábado

Gilmar decide convocar TSE hoje, amanhã e depois

Eduardo Bresciani, André de Souza e Carolina Brígido | O Globo

-BRASÍLIA- Para tentar acelerar as decisões do julgamento da chapa Dilma-Temer, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, convocou sessões adicionais para hoje, amanhã e sábado. Nestes três dias, o tribunal tem sessões convocadas para manhã, tarde e noite, gerando expectativa de conclusão do processo, salvo se algum ministro pedir vista.

A proposta original era de realizar sessão extra já na noite de ontem, mas como havia o lançamento de um livro do ministro Luiz Fux optou-se por marcar as sessões extras para os demais. Foi Fux, aliás, quem sugeriu que os trabalhos pudessem estender-se para o sábado, se necessário.

Gilmar afirmou que consultaria a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, sobre a medida, mas anunciou a convocação mesmo sem ter recebido o aval. Cármen Lúcia afirmou que a sessão do Supremo da tarde de hoje já estava marcada com antecedência e não poderia ser cancelada. Disse apenas que ficará justificada a ausência dos três ministros que compõe também o TSE: Gilmar, Fux e Rosa Weber.

A convocação das sessões foi vista pelos advogados que atuam no caso como uma sinalização de que o tribunal pretende concluir o processo nessa semana. A defesa do presidente Michel Temer entende que a retirada dos depoimentos da Odebrecht do processo geraria boas perspectivas para a absolvição da chapa Dilma-Temer.

DEFESA QUER DECISÃO RÁPIDA
O advogado Gustavo Guedes defendeu que o TSE dê uma decisão rápida sobre o tema.
Guedes considerou positiva a convocação de sessões extraordinárias pelo tribunal.

— O país espera uma decisão breve e foi salutar o indicativo de que o TSE fará quantas sessões forem necessárias — disse.

O defensor de Temer explicitou a aposta na retirada dos depoimentos relativos a Odebrecht como principal tese da defesa.

— Excluindo a Odebrecht resta pouco do processo. Se excluir, temos boas perspectivas de um resultado favorável — afirmou.

Flávio Caetano, que defende a ex-presidente Dilma Rousseff, também tem insistido na retirada dos depoimentos e negou que Hilberto Mascarenhas e Luiz Eduardo Soares, executivos do departamento de propina da Odebrecht, sejam testemunhas de defesa.

Nenhum comentário: