sábado, 19 de setembro de 2015

Opinião do dia – Gilmar Mendes

Era uma forma fácil de se eternizar no poder. Pelas contas do novo orçamento da Petrobras, R$ 6,8 bilhões foram destinados à propina. Se um terço disso foi para o partido, eles têm algo em torno de R$ 2 bilhões em caixa. Era fácil disputar eleição com isso.

Na verdade, o que se instalou no país nesses últimos anos e está sendo revelado na Lava-Jato é um modelo de governança corrupta, algo que merece um nome claro de cleptocracia. Veja o que fizeram com a Petrobras. Eles tinham se tornado donos da Petrobras. Infelizmente para eles, e felizmente para o Brasil, deu errado.
-------------------
Gilmar Mendes é ministro do STF e vice presidente do TSE, Em julgamento de quarta-feira sobre o financiamento de campanha. O Globo, 19 de setembro de 2015.

Um comentário:

Fernando Carvalho disse...

Não é cleptocracia inaugurada pelo PT. É o velho fisiologismo de sempre, praticado desde sempre. O que aconteceu no caso do PT é que os ventos favoráveis elevaram a corrupção ao patamar dos bilhões. Ademar de Barros, Quércia, Maluf, Sarney, Lula e Dirceu são todos farinha do mesmo saco. Com uma diferença o PT tem um projeto que contempla os pobres, o norte-nordeste, etc. O governo Dilma, por exemplo, promete acabar com a miséria. O simples fato dos miseráveis ouvirem isso já desperta neles a consciência de que eles têm direito a participar da sociedade de consumo. Isso em si é uma revolução. Por isso é melhor o PT com toda a corrupção que a volta do PSDB (e sua corrupção igual a do PT) que vendeu a Vale na bacia das almas.