domingo, 26 de abril de 2015

Há 16 anos, Lula na retaguarda de pedidos de impeachment enquanto governo acusa ‘golpe’

• Crise de governabilidade vivido por governo tucano parece se repetir na era petista

Maria Lima – O Globo

RIO - Há 16 anos, em meio à crise econômica e de governabilidade do então presidente Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do PT, viveu o mesmo dilema que hoje paira sobre a cúpula tucana: iniciar ou não um processo de impeachment.

Era 1999, e Lula já havia começado o redesenho de sua imagem, afastando-se do radicalismo e flertando com o empresariado. Por conta disso, saiu da linha de frente dos quatro pedidos de impeachment apresentados pelo PT e se manteve distante da ofensiva aberta contra Fernando Henrique Cardoso.

Em 29 de abril de 1999, quatro meses depois da posse do tucano reeleito, o petista Milton Temer (RJ) apresentou o primeiro dos dois pedidos de afastamento de sua autoria. Um tinha como objeto o Proer, programa de socorro de bancos. O outro, a participação de FH no processo de privatização. No primeiro, rejeitado pelo então presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), houve recurso ao plenário, mas ele também foi rejeitado. Alceu Colares, do PDT, apresentou seu pedido no dia 5 de maio, e o então líder do PT, José Genoíno, protocolou, pouco depois, outro pedido de impeachment em nome de PT, PCdoB, PDT e PSB.

O primeiro a pedir o afastamento de FH foi o então ex-prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro. Em janeiro daquele ano, ele defendeu que FH deveria reconhecer sua incapacidade de dirigir o país e encaminhar ao Congresso emenda constitucional convocando novas eleições.

Lula ficou na retaguarda, mas o PT fez barulho, e Tarso Genro comandou um movimento pró-renúncia. Milton Temer lembra que Lula era o presidente do PT e que, junto a seu braço direito no Diretório Nacional, José Dirceu, ficou contra os pedidos de impeachment. Havia no comando do partido o temor de que o impeachment colocasse no poder o vice, Marco Maciel (PFL). Lula argumentava que não adiantava tirar FH, e que era preciso eleger um grande número de prefeitos em 2000 e ganhar a presidência em 2002, estratégia semelhante à do PSDB de agora.

— A base sindicalista entrou naquele processo de oposição propositiva e foi uma pauleira. O único que embarcou comigo foi o (Miguel) Rossetto. Lula e Dirceu faziam uma oposição ambígua. Eram muito hesitantes porque, naquele momento, já havia uma aproximação com o mercado financeiro. Um dia, nos reunimos para estourar contra o Proer, dizendo que FH recebia dinheiro dos bancos em sua campanha. Íamos fazer um carnaval. Aí chegou o Paulo Okamoto, amigo do Lula, pediu para suspender tudo e disse: “nós também recebemos doações dos banqueiros”. O Lula nunca entrou no “Fora, FHC” — lembra Milton Temer.

O pedido de impeachment apresentado pelo PT com apoio do PSB e PDT também não prosperou. Assim como ocorre hoje, base e oposição repetiram o embate político: a segunda dizia que o impeachment era uma opção constitucional e a primeira reagia enxergando cores de golpe.

— Não estamos fazendo denuncismo, nem aventura, nem nada fora da Constituição — defendia o então líder do PT na Câmara, José Genoíno.

— Ao pedir a abertura de processo de impeachment contra FH, a oposição está repetindo uma tradição histórica da esquerda brasileira, que é a de adotar atitudes golpistas e se negar sempre a fazer o jogo político — rebatia o então líder do governo na Câmara, Arnaldo Madeira (PSDB-SP).

‘Para não se queimar’
Dezesseis anos depois, Madeira diz que, ao contrário do que ocorre agora, havia barulho político, mas não clamor das ruas.

— O Lula não se expôs porque, na verdade, naquela época, não tinha esse peso das manifestações — diz Madeira.

O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), que assinou o pedido de impeachment do PT, lembra que Lula fazia de tudo para tirar o corpo fora. Em agosto de 1999, na “Marcha dos 100 mil contra a política neoliberal de FHC”, na Esplanada, Miro conta que o ex-governador Leonel Brizola (PDT), em cima do carro de som, fez um discurso inflamado dizendo que encerrariam o ato no Congresso, onde entregariam milhares de assinaturas em apoio ao impeachment.

— Lula chegou perto de Brizola e perguntou: “vamos entregar o quê?” Quando Brizola disse que eram os abaixo-assinados pedindo o impeachment, Lula disse que não ia apoiar. Foi lá para a frente, pegou o microfone e começou a discursar contra a reforma da Previdência — lembra Miro.

O ex-deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) diz que toda a ação em busca do impedimento de FH foi comandada por Genoíno e que Lula, candidato à presidência, ficou na retaguarda “para não se queimar”.

— Imagina se naquela época tivesse a Petrobras, o mensalão e a oposição junto com esses três milhões de pessoas nas ruas? O FH não escapava de jeito nenhum.

Nenhum comentário: