terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Joaquim Barbosa: ‘Degradação institucional’

• Barbosa critica Dilma no Twitter e diz que ela "não dispõe de pessoas lúcidas para aconselhá-la"

- O Globo

O ex-presidente e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa criticou ontem, em sua conta no Twitter , a decisão da presidente Dilma Rousseff de consultar o Ministério Público antes de nomear os ministros do seu segundo mandato, para evitar que sejam nomeados acusados de corrupção.

Segundo Joaquim Barbosa, a atitude demonstra uma "degradação institucional" a qual o Brasil está submetido. — Que degradação institucional! Nossa presidente vai consultar órgão de persecução criminal antes de nomear um membro do seu governo!!! —escreveu ele no primeiro dos quatro posts no Twitter .

Em seguida, Barbosa publicou: — Há sinais claros de que a chefe do Estado brasileiro não dispõe de pessoas minimamente lúcidas para aconselhá-la em situações de crise. Minutos depois, o ex-presidente do Supremo escreveu: — Onde estão os áulicos tidos como candidatos a uma vaga no STF, que poderiam esclarecer: Ministério Público não é órgão de assessoria!!!
E, por último, Barbosa concluiu, utilizando uma expressão em francês que significa algo inédito: — Ministério Público é órgão de contenção do poder político. Existe para controlar-lhe os desvios, investigá-lo, não para assessorá-lo. Du jamais vu!

Um comentário:

PlinioMarcosMR disse...

Apresento o documento “Quem “Apenou” Sem Competência Pode, e Deve, Ser Considerado”, https://pt.scribd.com/doc/250898079/Quem-Apenou-Sem-Competencia-Pod... , onde estamos contestando a opinião de joaquim barbosa quanto a preocupação de Dilam Rousseff em obter do Procurador-Geral da República informações sobre possíveis investigações do Ministério Público dos indicados a Ministros de Estado.