segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Dilma Rousseff: Qual reforma política?

• Candidata à reeleição considera "imprescindível um plebiscito" sobre temas como valores, representatividade e combate à corrupção

- O Estado de S. Paulo

A candidata Dilma Rousseff (PT) considera, em seu projeto de reforma política, “imprescindível um plebiscito” sobre temas como valores, representatividade e combate à corrupção, para “urgente transformação” do sistema político. Abaixo as respostas fornecidas por seu comitê de campanha.

A reforma política é prometida há décadas e não avança porque não interessa aos que deveriam aprová-la. Se reeleita, de que modo sairia dessa armadilha?

Esse assunto é prioridade, tanto que está no programa que a campanha apresentou ao TSE. No documento, a coligação defende que essa reforma tem o objetivo de resolver as distorções do nosso sistema representativo. Para assegurá-la, será imprescindível um plebiscito que defina a posição majoritária da sociedade sobre os principais temas: valores, representatividade e combate sem tréguas à corrupção.

De que forma o novo governo melhoraria a qualidade da representação política no País? Por exemplo, qual é a posição a respeito do voto distrital? Fim da reeleição? Voto obrigatório?`Plebiscito para mudar a constituição?

Ao longo dos últimos 12 anos, o Brasil avançou muito em termos sociais e econômicos. Agora, temos de correr na modernização do Estado brasileiro, para tornar os processos de relação entre o Executivo e o Legislativo mais transparentes.

Em um novo mandato, defenderia a ideia de uma representatividade mais ampla que incluísse a participação de movimentos sociais em conselhos?

Nesse esforço permanente de tornarmos o Estado mais ágil, mais transparente e mais próximo das demandas dos diversos segmentos sociais é importante valorizar a consulta. Nós somos a favor da participação de todos os segmentos no processo de estruturação das políticas do governo.

Nenhum comentário: