terça-feira, 29 de julho de 2014

Panorama Político::Ilimar Franco

- Globo

Correndo atrás
Os coordenadores estaduais da campanha da presidente Dilma concluíram ontem que o governo tem um déficit de comunicação. O comando do PT quer suprir essa carência e vai enviar aos estados um inventário de realizações. Os principais alvos são Minas e São Paulo. Com essa ofensiva, o PT acredita que vai dividir os louros de obras e ações com Geraldo Alckmin e Antonio Anastasia.

A tese do conhecimento
Para explicar seu desempenho nas pesquisas em São Paulo, a presidente Dilma usou o mesmo argumento que há meses é repetido pela oposição. Afirmou que isso ocorre porque os eleitores paulistas não têm conhecimento de suas realizações no estado. Depois citou programas e obras. Há meses, Aécio Neves e Eduardo Campos alegam que o desconhecimento de suas gestões, em Minas e Pernambuco, justifica os seus índices nas pesquisas eleitorais. A presidente não parou por aí ao minimizar dados negativos. Ao tratar da rejeição, cerca de 35%, disse que, em eleições anteriores, nesta mesma época, outros presidentes também exibiram os mesmos índices.
-------------------------
"Eu não entendo a elite. Os que mais se beneficiaram nesses doze anos são os mais raivosos contra o governo. Eu debito isso na conta dessa elite que tem complexo de vira-lata"
Jorge Viana, senador (AC), da ala light do PT
------------------------
Dividindo a conta
Os sindicatos pressionam a Comissão da Verdade para incluir em seu relatório recomendação para que empresas que colaboraram com a ditadura paguem indenizações às vítimas. Alegam que isso já ocorreu na Alemanha e na Argentina.

Definindo o rumo
O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, vai entregar em setembro proposta para os presidenciáveis. A entidade esta ouvindo os industriais do Rio para fechar a pauta de reivindicações. Entre os temas selecionados: economia; legislações ambiental, trabalhista e tributária; logística; Educação; inovação tecnológica e Segurança.

Rumo às Olimpíadas
A APO terminou relatório sobre o andamento da Rio 2016. Ele conclui que as obras iniciaram em 71% dos projetos. Os mais adiantados são os do Complexo Esportivo de Deodoro. Já foram investidos R$ 6,5 bi, sendo 65% privados.

Muito além das desculpas
Não foi à toa, segundo assessores do governo, que o Banco Santander distribuiu paper crítico à reeleição da presidente Dilma. O banco precisa cada vez mais do Brasil. Em 2013, a América Latina representou 47% dos seus lucros e o Brasil gerou 23% dos ganhos globais. A Espanha rendeu parcos 7% do lucro de R$ 14,46 bilhões.

Sai da frente
O candidato do PMDB ao governo paulista, Paulo Skaf, aposta na divisão do PT. Sua equipe aposta que Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo, não vai se mexer para ajudar Alexandre Padilha. Marinho quer caminho livre para 2018.

O eleitor traído
Candidato ao Senado, Cesar Maia prevê que os eleitores do Rio vão se sentir traídos com os quatro palanques da presidente Dilma. Maia, que apoia Aécio Neves, é da chapa do governador Luiz Fernando Pezão, aliado da presidente Dilma.
-------------------------
A PRESIDENTE DILMA vai sancionar, na quinta-feira, o Marco Regulatório das ONGs. Ele foi aprovado no Congresso, após escândalos de corrupção no governo.

Nenhum comentário: