quarta-feira, 29 de maio de 2013

PSDB e formação de chapas

Marília Banholzer

"Nós vamos debater a organização das nossas chapas proporcionais para deputados estaduais e federais. Esse é o nosso foco para as eleições de 2014". Assim o deputado federal Sérgio Guerra resumiu o tema da primeira reunião Executiva do PSDB, partido do qual assumiu a presidência em Pernambuco, no mês passado, após entregar o comando da direção nacional ao senador e pré-candidato da legenda, o senador Aécio Neves. O encontro está marcado para às 10h da sexta-feira (31), na sede da legenda, no Derby, e contará com as participações de parlamentares.

Indagado se a reunião também serviria para listar nomes do PSDB para concorrer ao governo do Estado na próxima eleição, Sérgio Guerra foi categórico e disse que a legenda não precisa necessariamente de um candidato. Contudo, o dirigente tucano defendeu que o partido pode fazer alianças de olho na disputa pelo cargo.

Sérgio Guerra argumentou que o grau de incerteza em torno das eleições em Pernambuco é muito forte. "Eduardo (Campos, governador) não diz se vai ser candidato à Presidência e não há sinal sobre quem será o candidato dele", ressaltou. O tucano ainda apontou outras movimentações políticas como predominantes para definir o pleito para 2014. "Armando Monteiro (PTB) não sabe se é candidato da situação ou da oposição e Bezerra Coelho (PSB) ninguém sabe se vai ser ministro ou candidato ao governo".

Por causa das indefinições, Sérgio Guerra reforçou que o objetivo do PSDB em 2014 é repetir a bancada de deputados estaduais, hoje com seis parlamentares, e tentar eleger três ou quatro deputados federais. Segundo o tucano, uma boa bancada proporcional poderá ajudar na candidatura de Aécio Neves à Presidência da República, prioridade do PSDB nacional.

O deputado estadual Betinho Gomes, novo secretário-geral do PSDB, mostrou-se mais ofensivo no que diz respeito à organização do partido por um candidato ao governo do Estado. "Ainda não temos nomes para a candidatura majoritária, mas o PSDB vai colocar isso como prioritário, haja vista que nós precisamos de palanques fortes em todos os Estados e Pernambuco é importante", admitiu.

Sindicalismo

Como novo secretário-geral do PSDB no Estado, o deputado Betinho Gomes revelou que a deliberação nacional da legenda é fortalecer os braços sociais do partido no Estado, entre eles o PSDB Sindical, que visa estimular a presença de sindicalistas na legenda, e o Tucanafro, segmento social e racial da sigla. "Aqui em Pernambuco nós já temos o movimento de mulheres e o de juventude muito fortes, além do Instituto Teotônio Vilela (ITV). Agora temos que fortalecer esses dois segmentos para que a gente possa se aproximar mais da sociedade e interagir com esses segmentos", explicou.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: