quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Contra tucano, Dilma aparece em Manaus

Presidente pede votos para candidata do PCdoB, que hoje receberá Lula

Fernanda Krakovics

BRASÍLIA Em depoimento de 30 segundos veiculado na TV ontem, a presidente Dilma Rousseff pediu votos para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto para a prefeitura de Manaus, afirmando que sua eleição significaria a continuidade da parceria que significou a prorrogação, por mais 50 anos, da Zona Franca de Manaus, além de mais crescimento econômico para a cidade.

Não foi à toa que a Zona Franca foi tema do depoimento da presidente. Uma ação na Justiça contra os benefícios da Zona Franca foi apresentada recentemente pelo governador de São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin, o que deixou em situação delicada o candidato do PSDB em Manaus, Arthur Virgílio, que lidera as pesquisas.

A fala de Dilma, abordando o assunto no sentido contrário, faz parte do esforço de tentar alavancar a campanha de Vanessa, que espera ainda contar com a presença de Lula em comício hoje na capital amazonense.

- Vanessa na prefeitura é a certeza da consolidação da parceria que firmamos com o governador Omar (Aziz) e o senador Eduardo (Braga), que já significou, entre outras coisas, a decisão de prorrogar por mais 50 anos a Zona Franca de Manaus. Vanessa na prefeitura é mais crescimento econômico e mais igualdade para todos - afirma Dilma no programa da candidata do PCdoB na televisão.

Vanessa está dez pontos percentuais atrás do ex-senador Arthur Virgílio, de acordo com a última pesquisa Ibope divulgada em 16 de agosto. Derrotar o tucano, que foi líder da oposição a seu governo no Senado, é uma questão de honra para Lula.

Por força da ação impetrada por Alckmin no Supremo Tribunal Federal (STF) contra os incentivos da Zona Franca, Virgílio entrou em conflito com o governador de São Paulo. Em agosto, o tucano chegou a ameaçar deixar o partido após as eleições.

- Esse partido não tem apetite para disputar o poder. Perdendo três eleições seguidas (para presidente da República), acostumou-se com esse negócio de vice (segundo lugar). Estou farto. Ganhando ou perdendo a eleição, vou avaliar se fico nesse partido, porque a base de um partido é a solidariedade - disse Virgílio na ocasião.

Em manaus, outros 3 aliados

Além da fala de Dilma, a campanha de Vanessa está explorando politicamente a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) impetrada por Alckmin no Supremo Tribunal Federal (STF), contestando os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus.

Na capital amazonense há outros três candidatos da base aliada de Dilma: Serafim Corrêa (PSB), José Henrique Oliveira (PR), ligado ao ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, e Raimundo Maues (PTB). Mesmo assim, a presidente resolveu gravar depoimento para a propaganda de TV de Vanessa, a despeito de ter avisado, lá atrás, que não entraria em campanha com palanques diversos da base aliada.

O então presidente Lula se empenhou pessoalmente para derrotar Virgílio na campanha de reeleição para o Senado em 2010. Oposicionista ferrenho, o ex-líder do PSDB chegou a dizer, em 2005, na tribuna do Senado, que daria uma surra no petista por causa de supostas ameaças contra ele e sua família. Esse episódio foi explorado na campanha de 2010, quando Lula era o cabo eleitoral mais forte do país.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: