segunda-feira, 4 de junho de 2012

Recife: PSDB já cogita abandonar a candidatura própria para aliar-se a Mendonça Filho, do DEM

O PSDB ensaia uma reviravolta política em Pernambuco, terra do seu presidente nacional, Sérgio Guerra. Cogita abandonar o projeto de lançar um candidato próprio à prefeitura de Recife para apoiar o postulante do DEM, o deputado federal Mendonça Filho

O ajuste no plano de voo do tucanato não é trivial. Após trocar o PV pelo PSDB, o deputado estadual Daniel Coelho vinha sendo apresentado há meses como candidato tucano. A hipótese de apoio ao ‘demo’ Mendonça era enfaticamente descartada.

A novidade chega num instante em que o PT, principal força política da capital pernambucana, atravessa uma grave crise. Candidato à reeleição, o prefeito petista de Recife, João da Costa, mede forças com Lula e com a direção da legenda, que tramam escanteá-lo, impondo a candidatura do senador Humberto Costa.

Dá-se de barato que o PT colocará um candidato no segundo turno, seja ele quem for. Porém, num cenário em que o partido de Lula briga consigo mesmo, potencializa-se o sonho da oposição de quebrar a hegemonia petista em Recife.

Entre os nomes da oposição, Mendonça Filho é o que está mais bem posto nas pesquisas, próximo dos 30%. Sua taxa de rejeição é alta. Mas não são negligenciáveis as chances de passar para o segundo round.

Como não conseguiu seduzir outras legendas para o seu projeto, o PSDB enxerga na cessão do seu tempo de tevê a Mendonça uma alternativa ao vexame. De resto, a meia-volta do tucanato é atribuída ao vaivém de Eduardo Campos.

Governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo é o principal aliado do petismo em Recife. A divisão do PT levou-o a acionar um ‘Plano B’. Longe dos refletores, costura uma parceria informal com o candidato do PMDB à prefeitura de Recife, o deputado Raul Henry, afilhado político do senador Jarbas Vasconcelos.

Sérgio Guerra imaginara que o beneficiário do apoio velado de Eduardo seria o neotucano Daniel Coelho, não para o pupilo de Jarbas. O problema é que Eduardo, antes rompido com Jarbas, se recompôs com o senador. Foi contra esse pano de fundo que o PSDB passou a flertar com o apoio ao ‘demo’ Mendonça.

FONTE: BLOG DO JOSIAS

Nenhum comentário: