sábado, 31 de março de 2012

Aos pés de seu herói:: Ruy Castro

Leio no jornal que certa beldade, cujo nome me escapa e cuja cor dos olhos desconheço, reluta em posar para a "Playboy" porque a revista não estaria valorizando a sua condição de recente estrela do "BBB".

Trabalhei na "Playboy" em seus primórdios, na passagem dos anos 70 para os 80, e me lembro de como as exigências das moças que posavam para a revista podiam ser diferentes. Uma preocupação delas era com o texto que acompanhava as fotos. Não gostavam que fosse grosseiro, machista e realçasse apenas os seus atributos mais óbvios.

Uma dessas moças era uma famosa atriz do cinema nacional. Aceitara posar, mas exigira o direito de aprovar as fotos e o texto. A revista concordou. As fotos foram feitas no Rio e, semanas depois, a produtora Cecília Ribeiro foi receber a estrela em Congonhas e levá-la à Redação para conferir tudo. No caminho, a garota continuou a falar do baixo nível desses textos. Cecília tentou tranquilizá-la e assegurou-lhe que suas legendas seriam escritas por um dos nossos melhores redatores, o Fernando Pessoa.

Ao ouvir o nome, a moça pulou no banco traseiro: "Fernando Pessoa??? Mas é o meu poeta favorito! Sou louca por esse homem!! Não sabia que trabalhava na "Playboy"!!!". Cecília, safa como só ela, não confirmou nem desmentiu e prometeu que a apresentaria ao poeta na Redação.

Assim que chegaram à "Playboy", ela fez as apresentações e piscou para o também poeta, só que pernambucano, Fernando Pessoa Ferreira -que entendeu tudo e entrou rindo no jogo. Fernando passou a tarde recitando os clássicos mais manjados do seu xará português para a moça, que não percebeu a diferença de sotaque. Horas depois, a estrela assinou a autorização sem sequer ler o que Fernando escrevera sobre ela e tomou o avião, feliz da vida por ter conhecido seu herói.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: