sábado, 15 de outubro de 2011

Roberto Freire destaca crescimento do candidato da Frente Ampla na Argentina

Freire: Binner é oposição consistente ao governo de Cristina Kirchner

Nadja Rocha

O PPS acompanha com interesse as eleições presidenciais na Argentina, que acontecerá no dia 23 deste mês. O partido enviará um representante para que mantenha contato com o comitê do candidato da Frente Ampla Progressista (FAP), Hermes Binner (veja perfil do candidato abaixo), do Partido Socialista, que desponta em segundo lugar nas pesquisas de opinião. Se houver o segundo turno, o socialista será um forte adversário da peronista Cristina Kirchner.

A intenção do PPS é estreitar os laços de solidariedade e cooperação com as forças da esquerda democrática na Argentina, sobretudo com o histórico movimento socialista.

Na avaliação do presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), o crescimento de Binner é uma demonstração de que há uma esquerda cujas origens estão nos antigos movimentos comunistas e socialistas na Argentina que sempre se opuseram ao peronismo. “A candidatura de Hermes Binner é uma oposição clara e consistente ao governo comandado por Cristina Kirchner,do Partido Justicialista, que é peronista", diz Freire. A presidente é a primeira colocada nas pesquisas e tem chances de se reeleger.

Para Roberto Freire, que esteve recentemente na Argentina,"o que acontece no país vizinho é um movimento de aglutinação das esquerdas democráticas em oposição ao populismo peronista”. Ele acrescenta que o mesmo fenômeno ocorre em outros países latino-americanos. "Assistimos ao processo de aproximação dessas forças – a maioria delas de extração dos antigos partidos e movimentos socialistas, social-democráticos e comunistas – numa clara busca de alternativas políticas ao peronismo na Argentina, chavismo ou bolivarianismo na Venezuela e mais recentemente ao lulismo aqui no Brasil”, enfatizou o presidente do PPS.

Perfil

Hermes Binner é considerado pelos analistas a grande surpresa das eleições argentinas. Descendente de suíços e primeiro governador socialista no país, destacou-se por sua gestão política decente e transparente à frente da prefeitura de Rosário e da província de Santa Fé. Conseguiu reunir em torno de sua candidatura a maioria das forças da esquerda democrática argentina na "Frente Amplio Progressista", que já desponta como forte opositora ao peronismo.

FONTE: PORTAL PPS

Nenhum comentário: