segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Líderes da oposição articulam criação de CPI da Corrupção

Objetivo é apurar suspeitas nos ministérios de Cidades e Agricultura, chefiados por PP e PMDB, além de Transportes

Alvaro Dias diz que já conseguiu 23 das 27 assinaturas necessárias para instalar comissão e investigar as pastas

Maria Clara Cabral


BRASÍLIA - Líderes da oposição já falam em pedir uma CPI da Corrupção que envolveria investigações sobre várias irregularidades no governo da presidente Dilma Rousseff.

O objetivo é estender o escopo da investigação, que não se limitaria apenas ao setor de Transportes, mas também atingiria os ministérios da Agricultura e das Cidades.

Ao longo dessa semana, o líder do PSDB, Alvaro Dias (PR), tentará buscar o apoio de mais quatro senadores para dar início ao processo.

"O ideal seria uma CPI da Corrupção, pois ela está generalizada. Se o governo realmente quer uma faxina, não tem por que se opor", afirmou ontem o senador.

Para a instalar uma CPI, é preciso o apoio de 27 senadores. Até agora, a oposição conseguiu 23 assinaturas.
O tucano também vai apresentar um requerimento para a convocação do ministro Paulo Passos (Transportes) na Comissão de Infraestrutura do Senado.

O argumento é que na última passagem de Passos pelo cargo, antes de ser efetivado como ministro, o volume de aditivos nos contratos do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) mais que dobrou. A informação foi revelada pela Folha.

O levantamento considera o período entre julho e dezembro de 2010. A comparação é feita com os mesmos meses do ano anterior.

Requerimento no mesmo sentido também será apresentado na Câmara.

A crise no Ministério dos Transportes, até agora, já derrubou 22 pessoas.

Na Comissão de Agricultura, a oposição fará um pedido para a convocação do ministro da Agricultura Wagner Rossi (PMDB-SP).
O objetivo é pedir que ele explique acusações de corrupção feitas pelo ex-diretor da Conab, Oscar Jucá Neto, irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá.

INVESTIGAÇÃO

O PPS, por sua vez, pedirá que o TCU (Tribunal de Contas da União) investigue as suspeitas levantadas.

Em outra frente, a oposição também tentará convocar o ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP-BA).

A pasta teria liberado recursos para obras e projetos classificados como irregulares pelo TCU.

"Tem denúncias para todos os gostos", disse o líder do DEM no Senado, Agripino Maia (RN).
Integrantes do PR cobram que Dilma tenha uma atitude firme e tome as mesmas medidas com os ministérios da Agricultura e das Cidades que tomou com a pasta dos Transportes. O líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), disse que, até agora, isso não aconteceu.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: