quarta-feira, 27 de abril de 2011

Rio, mais cooptação: Maria Silvia é autoridade do Rio para 2016

A convite do prefeito Eduardo Paes, a economista Maria Silvia Bastos Marques assume no segundo semestre a direção da Autoridade Olímpica Municipal, na qual atuará como uma espécie de prefeita dos Jogos Olímpicos de 2016.

Ex-supersecretária será a "prefeita" da Rio 2016

Maria Sílvia Bastos Marques é convidada por Eduardo Paes para comandar a Autoridade Olímpica Municipal

Luiz Ernesto Magalhães e Cláudio Motta

A economista Maria Silvia Bastos Marques, que vai dirigir a Autoridade Olímpica Municipal - conforme antecipou Ancelmo Gois, em seu blog no site do GLOBO -, será uma espécie de prefeita dos Jogos Olímpicos de 2016. A definição das atribuições é do prefeito Eduardo Paes, que a convidou para o cargo. Caberá a Maria Silvia, que assumirá o posto no segundo semestre, o papel de gerenciar o andamento dos projetos da prefeitura para o evento. Ela será também a interlocutora da prefeitura junto à Autoridade Pública Olímpica (APO), que será dirigida pelo ex-presidente do Banco Central Henrique Meirellles.

- Nós estamos trazendo um grande quadro de volta à prefeitura. O prefeito tem que cuidar do dia a dia da cidade e delegar atribuições para cuidar dos Jogos - disse Paes.

Formada em Administração Pública, mestre e doutora em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Maria Silvia foi secretária de Fazenda do prefeito Cesar Maia entre janeiro de 1993 e maio de 1996. Na época, ela encontrou o Rio em dificuldades financeiras e se dedicou a recuperar a capacidade de investimento do município. O poder valeu-lhe o apelido de "supersecretária".

Logo em seguida, ela assumiu o comando da Companhia Siderúrgica Nacional, uma das maiores empresas do Brasil. Presidiu também o Instituto Brasileiro de Siderurgia. Chegou a ser incluída pela revista americana "Fortune" na lista das mulheres mais poderosas do mundo. Foi ainda diretora financeira e de Planejamento do BNDES e está, há cinco anos, à frente da Icatu Seguros, cuja presidência deixará no fim do semestre.

Economista se diz emocionada com convite

Em nota, a futura prefeita dos Jogos lembrou seu "profundo envolvimento" com a cidade. "Recebi do prefeito Eduardo Paes um convite para dirigir a Autoridade Olímpica Municipal, empresa que será a responsável pela coordenação dos diferentes aspectos relativos à realização das Olimpíadas em nossa cidade. Este é um desafio que muito me motiva, pois entendo que estamos vivendo um momento especial e temos a chance concreta de mudarmos o destino do Rio. Por isso, decidi aceitar este convite e somar meu trabalho e entusiasmo ao das equipes da prefeitura, do estado e do governo federal, que estarão empenhadas em fazer destas Olimpíadas um grande sucesso", disse a ex-secretária de Fazenda.

No texto, Maria Silvia explica ainda que será substituída por Kati Almeida Braga, presidente do Conselho de Administração da Icatu Seguros. Mesmo fora da presidência, a economista não deixará a empresa, pois foi convidada para integrar o Conselho de Administração.

FONTE: O GLOBO

Frase de Gabeira


"O problema aqui no Rio é o Eduardo Paes. Ele está querendo sair candidato à reeleição sem oposição. Está tentando cooptar todo mundo. Não é só o PV ou o PPS, também está atrás do Índio da Costa, do PSD. O Paes quer tudo"

Um comentário:

Paulo Pinheiro disse...

Lamento que o PPS/RJ esteja caindo nos braços da dupla Cabral/Paes. Minha posicao e contraria,mas parece que a minha posicao e minoritaria. Continuarei resistindo.estamos esquecendo nossas propostas,as políticas publicas destes dois governos tem sido diferentes daquilo que o PPS vem defendendo tradicionalmente. Farei o pssivel para evitar este desastre.