terça-feira, 5 de abril de 2011

Greve na Usina de Santo Antônio chega ao fim

Operários de Jirau também poderão retornar ao trabalho

Geralda Doca

BRASÍLIA. Os trabalhadores da Usina de Santo Antônio, em Rondônia, retomaram ontem as atividades, após 17 dias de greve. Pela manhã, cerca de cinco mil operários aprovaram, em uma assembleia, uma proposta negociada entre sindicatos e a construtora Odebrecht na quinta-feira passada, em Brasília. Hoje, representantes de operários de outra obra do PAC no estado, a Usina de Jirau, também palco de uma greve, terão uma reunião com diretores da Camargo Corrêa para discutir um acordo. No encontro, a empresa deverá aceitar a pauta de reivindicações recebida na sexta-feira.

A proposta aprovada pelos empregados de Santo Antônio prevê antecipação, de maio para abril, de um reajuste salarial de 5%, aumento da cesta básica de R$110 para R$132 e licença de cinco dias a cada três meses de trabalho, com direito a passagens aéreas de ida e volta. A pauta de reivindicações dos operários de Jirau é semelhante.

- Temos o indicativo de que a Camargo Corrêa vai aceitar a pauta - disse Vagner Freitas, secretário da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Caso a proposta seja mesmo aprovada pela empresa, os operários de Jirau farão assembleias para discutir a volta ao trabalho. O retorno deverá ser gradual, pois a construtora terá de providenciar a reconstrução de alojamentos e refeitórios destruídos durante protestos.

Segundo a CUT, independentemente de acordos, negociações por melhores salários para os operários vão continuar.

- Queremos manter os trabalhadores mobilizados e vamos negociar melhores condições com a volta ao trabalho - afirmou Freitas.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: