sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Senador Jarbas faz “chamamento” à oposição

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) voltou à tribuna do Senado ontem, desta vez para fazer um “chamamento” à oposição, para que os partidos do bloco se unam e discutam uma agenda conjunta de ações. Jarbas tomou como base para o seu discurso um artigo do ex-governador José Serra (PSDB-SP), publicado ontem, intitulado “Oposição pra quê?”, no qual o candidato derrotado à Presidência da República critica a briga entre grupos de tucanos pelo controle do partido, já de olho nas eleições de 2014, e cobra da própria legenda unidade e uma posição mais clara de oposição ao governo Dilma Rousseff.

“A verdade é que, entre 2007 e 2010, as reuniões envolvendo oposicionistas foram raras, muito raras. Aliás, em uma das poucas vezes em que nos reunimos, a oposição reuniu os partidos e os dissidentes que faziam oposição nesta Casa e nós conseguimos derrotar, neste plenário, a CPMF”, afirmou o peemedebista. “O que a oposição tem que fazer é se organizar”, prosseguiu.

Foi a segunda vez que Jarbas foi à tribuna no início do ano Legislativo. A primeira aconteceu anteontem, quando cobrou a aprovação de uma proposta de emenda constitucional para pôr fim às coligações proporcionais. No pronunciamento de ontem, ele leu todo o artigo de Serra, enfatizando que a oposição saiu das urnas com tanta legitimidade e responsabilidade quanto o governo, e que o bloco não deve “se omitir”.

“Se a oposição não se fizer presente agora, então quando? Fazer oposição por quê? Porque o País experimenta um óbvio desequilíbrio macroeconômico, que reúne a inflação em alta, juros estratosféricos, câmbio desajustado, vertiginoso déficit do balanço de pagamentos e infraestrutura em colapso”, declarou Jarbas, citando um trecho do artigo escrito por Serra.

O peemedebista endossou todas as críticas de Serra às gestões de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma, recém-iniciada. Citou a briga pública por cargos no setor elétrico entre os aliados – no caso entre peemedebistas –, a elevada carga tributária, a “imperícia” na não prevenção de desastres naturais e até “as trapalhadas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”.

“O ex-governador José Serra dá uma imensa contribuição ao processo político brasileiro, no momento em que escreve um artigo como o de hoje (ontem), para que possa sensibilizar grande parte da população, mais de 40% da população que nele votou, e sensibilizar, sobretudo, nós oposicionistas”, afirmou o peemedebista.

Jarbas considerou o artigo do ex-governador deve servir como “um norte” à atuação da oposição.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: