sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Pensando em 2014, Lula critica Aécio

DEU EM O GLOBO

Luiza Damé , Catarina Alencastro e Jailton de Carvalho

BRASÍLIA. A eleição presidencial de 2014 já é uma ideia fixa na cabeça do presidente Lula. A uma semana de deixar o cargo, o presidente voltou ao tema e até antecipou como acha que será a disputa daqui a quatro anos. Para Lula, a oposição já escolheu o senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG) como seu candidato.

- Aécio se comporta como se já tivesse sido eleito em 2014. Mas, se Dilma fizer um bom governo, como nós esperamos, ela terá todo o direito de ser reeleita - disse o presidente, segundo relato de um dos participantes, anteontem à noite, do jantar de despedida com os ministros de seu governo, no Palácio da Alvorada.

Lula também fez um reconhecimento público de que o trabalho dos ministros ajudou a eleger Dilma Rousseff. Disse que estava feliz por sair do governo com boa aprovação, e agradeceu pelo resultado do trabalho de todos.

- O presidente Lula pediu aos presentes que, independentemente da posição na qual estejam, ajudem a continuar essa trilha - relatou o chanceler Celso Amorim.

Convidada especial, Dilma Rousseff fez um rápido discurso, agradecendo à primeira-dama, dona Marisa, que organizou o encontro. E aproveitou para, em nome de todos os ministros, agradecer a Lula por ter participado de seu governo. Elegante, Dilma vestia uma calça preta e um terninho cobre.

Entre as cerca de cem pessoas presentes estavam presentes quase todos os ministros do primeiro e do segundo mandato de Lula, entre eles o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, pivô do escândalo do mensalão. A ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, que esteve no centro do maior escândalo político da campanha eleitoral, não apareceu.

Em comunicado oficial, o presidente americano Barack Obama confirmou que a Secretária de Estado, Hillary Rodham Clinton, vai liderar a delegação presidencial que o representará na cerimônia de posse de Dilma Rousseff. Além de Hillary, integram a delegação o mbaixador dos EUA no Brasil, Thomas A. Shannon, o assessor especial de Barack Obama Daniel A. Restrepo, diretor sênior para Assuntos do Hemisfério Ocidental.

Nenhum comentário: