sábado, 13 de novembro de 2010

Farc: Dilma terá importante papel na paz na região

DEU EM O GLOBO

Flávio Freire

SÃO PAULO. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) divulgaram ontem comunicado em que afirmam que a eleição de Dilma Rousseff (PT) à Presidência aumentou a esperança do grupo de alcançar a paz pelo diálogo e a Justiça social. Divulgada no site da Agência de Notícia Nova Colômbia (Anncol), a mensagem saúda a eleição de Dilma, “uma mulher sempre ligada à luta pela Justiça”. As Farc salientam que a paz na América Latina ganhou reforço com a eleição da petista, que tem “pública convicção” da necessidade de uma saída política ao conflito interno da Colômbia. Não há, no comunicado, declaração de apoio ao governo eleito no Brasil.

“Sua exaltação à Presidência, somada à sua pública convicção da necessidade de uma saída política ao conflito interno da Colômbia, centuplicou nossa esperança na possibilidade de alcançar a paz por intermédio do diálogo e da Justiça social”, diz o comunicado, que tem como procedência “as montanhas da Colômbia” e é atribuído ao secretário do Estado-Maior Central das Farc, mas sem nome ou assinatura.

Ainda segundo o texto, Dilma terá “papel determinante na aclimatação da paz regional e na irmandade dos povos do continente”.

A relação do PT com as Farc foi explorada na campanha eleitoral. Indio da Costa (DEM), candidato a vice na chapa de José Serra (PSDB), ligou o PT ao grupo rebelde e ao narcotráfico. Na ocasião, declarou: “Todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso”.

Nenhum comentário: