domingo, 10 de outubro de 2010

'Sou ambientalista', diz Serra em SC

DEU EM O GLOBO

Tucano defende flexibilização no Código Florestal para respeitar diferenças regionais

Juraci Perboni* e Adauri Antunes Barbosa**


CHAPECÓ (SC) e BLUMENAU (SC). De olho nos votos de Marina Silva, do PV, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, defendeu ontem bandeiras ambientais.

Em entrevista a uma rádio de Chapecó, Santa Catarina, ele disse ser um ambientalista.

— Sou ambientalista, defendo muito o patrimônio florestal.

Serra sustentou uma flexibilização no projeto do Código Florestal, de forma a respeitar as características de cada região.

— Sem dúvida, o problema da Amazônia é diferente do de Santa Catarina, que é de pequenas e médias propriedades e que já estão ocupadas há muitas décadas, para não dizer séculos. A questão do Código Florestal tem de permitir algum peso às condições regionais — afirmou.

Para ele, a votação do projeto no Congresso não pode coincidir com a disputa eleitoral: — O projeto não pode ser votado agora, ano de eleição. Nós vamos pegar isso no ano que vem e discutir com todo mundo.

E ter em mente a necessidade de preservar e de ter incentivos econômicos para o desenvolvimento do país. Acho perfeitamente possível compatibilizar.

Em Chapecó, Serra desfilou em carro aberto com o governador Leonel Pavan (PSDB), o governador eleito, Raimundo Colombo (DEM), e os senadores eleitos Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Paulo Bauer (PSDB).

Em seguida, fez comício para cerca de três mil pessoas, segundo a Guarda Municipal.

Depois, Serra participou, em Blumenau, do desfile de abertura da Oktoberfest, a tradicional festa do chope realizada anualmente.

Ele pedalou por 1,3 quilômetro em uma “centopeia”, brinquedo que combina trenzinho com bicicleta, e comentou os esforços que os partidos que o apoiam estão fazendo para obter o apoio de Marina Silva.

— Ela (Marina) tem lá seus elementos de julgamento. Não faço qualquer espécie de constrangimento e ela tomará a decisão que achar melhor.

Serra disse que suas prioridades de governo, caso seja eleito, serão saúde, segurança, educação e obras de infraestrutura.

— Acima de tudo, mudar o estilo, fazer um governo com valores, honestidade, verdade, solidariedade, liberdade e justiça social — disse.


* Especial para O GLOBO e ** Enviado especial

Nenhum comentário: