sábado, 23 de outubro de 2010

Lula chama de fracasso planos Collor e Bresser

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Presidente não cita Real durante crítica

Simone Iglesias

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem o "academicismo" de teses econômicas postas em prática por governos anteriores.

Lula chamou os planos Collor (do governo Fernando Collor), Verão e Bresser (José Sarney), todos criados para tentar controlar a inflação, de fracassos e disse que seu governo é motivo de orgulho.

"Temos que ter muito orgulho da situação que o Brasil está atravessando.

Encontramos um jeito de governar sem o academicismo das teses colocadas em prática, sobretudo na área econômica, e que, quando fracassavam, os prejuízos ficavam por conta dos que não tinham nada a ver com as teses", disse Lula.

"Até hoje pagamos os prejuízos dos planos Collor, Verão, Bresser, plano não sei das quantas. As pessoas vão inventando planos e, quando vem a conta, quem inventou já não está mais no governo", disse, em audiência com o presidente da Abrinq (Associação Brasileira da Indústria de Brinquedos), Synésio Batista da Costa.

O presidente não fez nenhuma referência ao Plano Real, criado no governo Itamar Franco pelo então ministro da Fazenda FHC -e ao qual se opôs.

Nenhum comentário: