segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Freire conquista mais de 120 mil votos e volta para a Câmara dos Deputados

DEU NO PORTAL DO PPS

Por: Valéria de Oliveira

Roberto Freire chegou a São Paulo levando na bagagem apenas a bela biografia que ostenta depois de mais de 40 anos de vida pública. Uma história limpa, sem nenhuma mácula. Deputado por Pernambuco por cinco mandatos e mais um de senador, resolveu aceitar o desafio que uma decisão partidária lhe impôs: de fortalecer o pensamento do PPS em São Paulo.

Com coragem e sem recursos, Freire candidatou-se para disputar um das cadeiras mais difíceis de se conquistar, uma vaga pelo Estado mais populoso do país no Congresso Nacional. Elegeu-se com mais de 120 mil votos e deu ao país a certeza de que a ética e a defesa da democracia terão um defensor ferrenho. Afinal, essa é a marca de Freire.

Numa eleição disputada por nomes conhecidíssimos dos paulistas, lá foi Freire, para debates com a juventude nas universidades, corpo a corpo nas ruas com os eleitores, manifestações pela democracia, caminhadas com Serra, com Geraldo Alckmin. Campanha na veia desde o final da convenção nacional do partido, em junho. Os amigos diziam que bastava que São Paulo soubesse que ele pretendia uma vaga de deputado pelo Estado para que os votos viessem. Mas ele foi atrás deles, com seu nome conhecido em todo o país e a biografia impecável na história.

A eleição foi consequência. Fruto do trabalho não deste ano, mas de uma vida inteira, ela veio porque os paulistas compreenderam Freire. Muitos já haviam votado nele para presidente do país, em 1989; outros tantos muito ouviram falar desse brasileiro para cujos passos não há fronteiras, para cujas idéias não há preconceito.

Feliz por poder representar a população de São Paulo, por ter atravessado uma fronteira geográfica na política, coisa que poucos políticos fizeram na história do país, Freire diz que o segredo é ter uma vida honrada e coerência na defesa das idéias e propostas. Chegou a hora de comemorar. E o frevo soou na festa pela eleição.

Nenhum comentário: