sábado, 18 de setembro de 2010

Serra diz que país precisa de decência

DEU EM O GLOBO

"A eleição é para mudar essas coisas que estão erradas, para se dar um rumo de ética no Brasil", diz tucano

Letícia Lins
Enviada especial

ARACAJU. O candidato do PSDB a presidente, José Serra, afirmou ontem que o Brasil precisa de decência, e afirmou que nenhum país vai para o primeiro mundo mergulhado em sucessivos escândalos no coração do governo, que é a Casa Civil. No aeroporto de Aracaju, ele comentou as denúncias de tráfico de influência que levaram à saída da Casa Civil da ex-ministra Erenice Guerra, sucessora da candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff. Ele disse que o caso mostra a necessidade de moralizar o país.

Problema da ética não é de menor importância Serra criticou os delinquentes de partidos e campanhas eleitorais, mas sem citar nomes nem o PT, antes de sair para uma carreata pelas principais ruas de Aracaju.

Nós temos oportunidade de darmos um basta a isso (corrupção e o tráfico de influência), através desta eleição.

Esta eleição é precisamente para resolver isso. O problema da ética não pode ser tratado como algo natural, de menor importância. A eleição é para mudar essas coisas que estão erradas, para se dar um rumo de ética mo Brasil afirmou.

Decência é importante para o Bolsa Família, diz O tucano afirmou que a honestidade na administração pública é necessária para servir de exemplo ao povo e garantir a eficácia dos programas sociais do governo.

Eu tenho apresentado muitos compromissos, mas o que está acima de todos é o da decência. A decência é fundamental no Brasil, na vida pública, porque ela ser ve de exemplo à sociedade. A decência é importante para evitar que recursos como o do Bolsa Família , da saúde, da educação, sejam desviados para os bolsos de delinquentes de partidos e de campanhas eleitorais.

Não é possível que isso continue acontecendo no Brasil, como se fosse natural. É preciso tomar providências, não só na investigação, como também nesta eleição.

Serra afirmou que, no governo, se eleito, vai ocupar cargos de confiança com nomes que conheça bem.

Não dá para nomear para cargos-chave pessoas que você não conhece, ou conhece há pouco tempo. Na Casa Civil, já é o terceiro escândalo. É um atrás do outro. Você tem que nomear gente, tem que dar um padrão de comportamento dentro do governo. Eu tenho 27 anos de vida pública, de cargos no Congresso e no governo, e nunca nada disso aconteceu. Por quê? Porque você forma equipes com pessoas que você conhece e você controla. O que é fundamental defendeu.

O candidato do PSDB prometeu acabar com todas as casas de taipa do país, duplicar a BR-101, que corta o litoral, e ainda voltou a dizer que, se eleito, o salário mínimo será de R$ 600.

Sou economista, e sei que o Brasil tem dinheiro para isso.

Serra foi recebido com bandeiras, folhas de coqueiros e uma torcida que gritava mais o nome do candidato ao governo do estado, João Alves (DEM), do que o do presidenciável.

Volta, negão, volta negão, gritava a multidão, referindo-se ao democrata, que ficou o tempo todo ao lado do tucano.

Militantes invadem área de desembarque do aeroporto Os militantes invadiram a área de desembarque do aeroporto, provocando confusão com seguranças, que tentavam evitar que as vidraças que separam a área de desembarque do saguão fossem quebradas.

Serra ia percorrer o centro de Aracaju, inclusive visitando lojas e mercados públicos, mas só pôde cumprir uma parte do roteiro da carreata, visitando depois o Mercado Albano Franco. Albano, ex-governador de Sergipe, é deputado federal e disputa o Senado pelo PSDB. Mas ele não foi recepcionar Serra no aeroporto.

Nenhum comentário: