sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Serra cobra posição do governo sobre Farc

DEU EM O GLOBO

Tucano diz vai declarar a guerrilha como grupo terrorista; presidente da Colômbia também se reuniu com Marina, do PV

Silvia Amorim e Marcelle Ribeiro

SÃO PAULO. Um dia depois de encontrar-se com a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, teve encontros com os candidatos do PSDB, José Serra, e do PV, Marina Silva. Depois da reunião com Santos, Serra disse que, se eleito, vai fazer o governo brasileiro declarar oficialmente as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) como um grupo terrorista. Santos pediu a Marina conselhos sobre como deve funcionar um ministério do Meio Ambiente.

- A Colômbia tem tido uma política de combate à cocaína positiva, contrariamente ao governo boliviano, que foi a de expansão das plantações de folha de coca. E o Brasil tem se abstido de uma pressão diplomática mais direta com relação à Bolívia para que o governo boliviano ajude a limitar a exportação ilegal de cocaína para o Brasil - disse Serra, na saída do encontro, em um hotel.

O tucano conversou com o presidente colombiano, de quem disse ser amigo há anos, por cerca de uma hora. Serra criticou o governo Lula por não ter declarado ainda as Farc um grupo terrorista.

- Para mim, ficou claro que a Colômbia as considera como uma força terrorista e ligada ao narcotráfico. A meu ver, a posição brasileira neste caso é equivocada. O Brasil deveria explicitar que se trata de uma força terrorista e ligada ao narcotráfico. Caso eleito, direi que as Farc são uma força terrorista e ligada ao narcotráfico.

Santos quer ministério para cuidar do meio ambiente

Santos pediu conselhos a Marina sobre a montagem do ministério que ele quer criar para cuidar do meio ambiente na Colômbia. A conversa durou quase uma hora. O colombiano disse que tem muito em comum com a candidata do PV, mas não quis se posicionar em relação às eleições brasileiras:

- Compartilhamos valores muito parecidos na preservação de uma riqueza que talvez seja a maior que temos, que é a nossa diversidade. Pedi muitos conselhos a ela, de como estruturar o ministério que estou criando de meio ambiente. Ela sabe muito, foi ministra.

Nenhum comentário: