quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ibope e Datafolha divergem sobre Dilma

DEU EM O GLOBO

Dilma fica estável no Ibope, enquanto no Datafolha ela teve queda; consultas foram feitas em períodos diferentes

André de Souza

BRASÍLIA. A incógnita sobre a realização de um segundo turno se mantém, após a divulgação ontem de nova pesquisa Ibope.

Enquanto levantamento do Datafolha, divulgado segunda-feira, apontava queda da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff o que aumentava as chances de um segundo turno , o Ibope indica que a petista venceria no primeiro turno.

A pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra Dilma em situação estável, com 50% das intenções de voto. José Serra (PSDB) perdeu um ponto e tem 27%, enquanto Marina Silva (PV) subiu um ponto e está com 13%. Os outros candidatos somam 1%. Votos em branco e nulos somam 4% e indecisos, 4%. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Levando-se em conta só os votos válidos, Dilma tem 55% das intenções de voto; Serra, 30%; e Marina, 14%.

Anteontem, o Datafolha divulgou pesquisa em que a petista caiu três pontos, mas ainda liderava a disputa com 46% das intenções de voto, contra 27% do tucano e 13% de Marina. Nos votos válidos (sem nulos, em branco e indecisos), Dilma somou 51%, contra 49% dos demais candidatos. A vantagem de Dilma sobre os seus adversários caiu de sete para dois pontos percentuais em uma semana, segundo a pesquisa Datafolha, realizada segunda-feira.

Já Sensus mostra queda de Dilma

O Ibope apurou o índice de rejeição dos candidatos. Serra é rejeitado por 34% dos eleitores, enquanto 28% disseram que não votariam em Marina de jeito algum e 27% disseram o mesmo sobre Dilma. Numa simulação de segundo turno, Dilma derrotaria Serra por 55% a 32%.

O Ibope ouviu 3.010 pessoas, em 191 municípios entre os dias 25 e 27 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 33162/2010.

Já uma pesquisa Sensus divulgada ontem, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), aponta uma queda de três pontos percentuais de Dilma confirmando a tendência apontada pelo Datafolha.

Ainda assim, o levantamento da CNT/Sensus aponta vitória de Dilma no primeiro turno, com 47,5% das intenções. Serra aparece com 25,6%, e Marina, com 11,6%.

Os demais candidatos juntos somam 2,1%. Em branco e nulos são 3,6%, e indecisos, 9,5%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário: