sábado, 25 de setembro de 2010

Ibope: Diferença entre Dilma e os demais cai 5 pontos

DEU EM O GLOBO

Ibope: vantagem de Dilma diminuiu

Distância entre petista e demais candidatos cai de 14 para 9, segundo pesquisa. Ainda assim, ela venceria no 1º turno

Chico de Gois

BRASÍLIA. Pesquisa Ibope divulgada ontem confirmou o levantamento divulgado dois dias antes pelo Datafolha e mostrou que caiu em cinco pontos percentuais a diferença entre a candidata do PT, Dilma Rousseff, e os demais concorrentes. De acordo com o instituto, Dilma tem 50% das intenções de votos, enquanto José Serra (PSDB) tem 28% e Marina Silva (PV), 12%. No levantamento anterior, a diferença entre a petista e os demais candidatos era de 14 pontos percentuais. Agora, é de nove pontos. A pesquisa do Ibope foi encomendada pela Rede Globo e pelo "O Estado de S. Paulo".

O resultado do Datafolha apontava que a distância entre a petista e os demais caíra de 12 pontos para sete pontos. Os números de intenção de votos também são quase iguais: no Datafolha, Dilma atingia 49%; Serra, 28%; e Marina, 13%.

Ainda assim, segundo o Ibope, Dilma venceria a eleição no primeiro turno, se a eleição fosse hoje. Em comparação com o último levantamento, a petista oscilou um ponto para baixo. Serra cresceu três pontos, e Marina ganhou um ponto. Brancos e nulos somaram 5%, mesma taxa dos indecisos. O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 202 municípios, entre os dias 21 e 23. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 31689/2010.

Para o presidente do PT e coordenador da campanha de Dilma, os números não mudam a tática adotada. José Eduardo Dutra avaliou que o voto está consolidado porque Dilma variou dentro da margem de erro. Segundo ele, o crescimento de Serra e Marina ocorreu entre os indecisos, o que, em sua avaliação, não tirou votos de Dilma.

Já para o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, o resultado das duas pesquisas demonstra que é possível ter segundo turno. Segundo Guerra, ela vem caindo há 10 dias e vai chegar na eleição com menos votos ainda.

Segundo o Ibope, num eventual segundo turno, Dilma venceria Serra. Ela teria 54% das intenções de voto, e Serra, 32%. O instituto também aponta que o governo do presidente Lula é aprovado pela maioria da população. Para 80%, ele faz um governo ótimo ou bom.

Nenhum comentário: