sexta-feira, 3 de setembro de 2010

'Governo popular não é dono das leis', diz Gabeira

DEU EM O GLOBO

Para Cabral, fato de denúncias estarem sendo investigadas é prova da força da democracia

Rafael Galdo e Miguel Caballero

A quebra do sigilo fiscal de Verônica Serra, filha do candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, e de outras quatro pessoas ligadas aos tucanos repercutiu ontem na campanha do Rio. O candidato do PV ao governo, Fernando Gabeira, saiu em defesa de seu aliado Serra e disse que o vazamento de dados da Receita Federal é uma ameaça ao estado de direito. O governador Sérgio Cabral, que concorre à reeleição pelo PMDB com o apoio do PT, disse que o fato de denúncias serem investigadas e amplamente noticiadas é uma prova da força da democracia do Brasil.

- É o ponto mais importante na campanha eleitoral neste momento. Revela que estamos caminhando perigosamente para uma situação em que o estado de direito não é respeitado. Isso nos coloca a todos numa situação de vulnerabilidade. Não só a mim, mas todos podem ter amanhã o sigilo fiscal quebrado. E, quebrando o sigilo fiscal, podem quebrar outros sigilos também - disse Gabeira, em visita à Central do Brasil. E acrescentou:

- Governo popular não é dono do Brasil nem das leis. Quando eu apoiava o PT, essas armações eram feitas por grupos que considerávamos superados na política brasileira, como foi a campanha do Collor contra o Lula. Agora, esses métodos foram assimilados também por pessoas que se dizem próximas ao PT ou que fazem campanha para o PT.

"Tudo está sendo fartamente noticiado, graças a Deus"

Cabral, ao ser perguntado sobre o caso, em um almoço na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, disse que o escândalo mostra a força das instituições democráticas:

- Exatamente por ser uma democracia forte é que tudo está sendo fartamente noticiado pela imprensa, graças a Deus. Há investigação, o Ministério Público está trabalhando. Se não houvesse democracia forte, nada disso aconteceria.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com Cabral. Estou satisfeita com todo trabalho quem vem sendo feito e apoio a reeleição do Governador. O Rio vem progredindo democraticamente e estruturalmente.