sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Tom de campanha em evento oficial

DEU EM O GLOBO

"Contem com ele para voltar à Câmara", diz Vannuchi sobre antecessor

Evandro Éboli

BRASÍLIA. Num evento oficial no auditório do CCBB, sede provisória da Presidência da República, o ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, fez ontem propaganda da campanha de Nilmário Miranda a deputado federal pelo PT de Minas Gerais. Estavam presentes outros ministros, 350 vítimas de hanseníase, e filhos de pessoas portadoras da doença. Desse total, cerca de 160 eram de caravanas egressas de cidades mineiras. Boa parte delas estava com broche da candidatura de Nilmário.

Vannuchi elogiou Nilmário, e lembrou que o mineiro foi o primeiro ocupante do seu ministério no governo Lula.

- Nilmário Miranda, primeiro ministro dos Direitos Humanos do presidente Lula, um lutador de décadas de todas as causas dos direitos humanos, incluindo o tema dos direitos da família hanseniana. Contem com ele para voltar à Câmara dos Deputados, para as batalhas que sejam necessárias - disse Vannuchi, aplaudido pela plateia.

Desse encontro, participaram os ministros Gilberto Carvalho (Chefe de Gabinete), Luís Inácio Adams (Advocacia Geral da União), os secretários-executivos João Aragonés (Previdência) e Márcia Bassit (Saúde). Por determinação de Lula, sua equipe foi ouvir a reivindicação dos filhos de hansenianos, que querem indenização por terem sido retirados de seus pais.

Em outro momento, Vannuchi voltou a citar Nilmário, que estava na primeira fileira do auditório. Já considerando o petista eleito, afirmou que reunião como a de ontem deve se repetir no Congresso, a partir de 2011:

- Nilmário, já fico imaginando, se for necessário, repetir essa sessão aqui no Legislativo, na Comissão de Direitos Humanos, na comissão especial. Penso que não haverá dificuldades.

Nilmário afirmou que acompanha há anos a luta dos hansenianos, e pediu às pessoas para não irem ao evento com o broche da campanha. Os adesivos com foto do candidato estavam espalhados em pontos do auditório. E foram utilizados mesmo para fixar as faixas de apoio aos hansenianos na mesa onde estavam os ministros.

Gilberto Carvalho afirmou que o governo deve enviar ainda este ano um projeto de lei estendendo o direito de indenização a filhos de portadores de hanseníase que foram retirados dos pais quando nasceram. A política da época era de isolamento das pessoas com a doença, conhecida também como lepra.

Nenhum comentário: