sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Serra para Dilma: 'As Apaes são perseguidas'

DEU EM O GLOBO

Tucano afirma que governo cortou subsídio para as entidades; Dilma disse que afirmação "não é muito correta"

O candidato tucano à Presidência, José Serra, logo no início do segundo bloco do debate na TV Bandeirantes, provocou a adversária Dilma Rousseff (PT) com um tema que vem tratando desde a précampanha: os portadores de deficiência. Serra perguntou à petista sobre o tratamento que, segundo ele, vem sendo dado pelo governo federal às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

Eu estive há dois dias em Minas e me reuni com as representantes das Apaes, que vêm fazendo um trabalho extraordinário.

Por que o governo federal está discriminando essas entidades? Dilma reagiu, afirmando que a política do governo federal é de defesa dessas entidades, que fazem um trabalho excepcional.

Do ponto de vista do MEC tivemos todo o esforço de integrar essas crianças no ensino e de apoio a suas famílias.

Considero que não é muito correto dizermos que não olhamos para essas questões disse Dilma.

Serra, então, partiu para o ataque: afirmou que o Ministério da Educação quis proibir o ensino aos excepcionais nas Apaes e teria também cortado ajuda governamental para o transporte dos deficientes às escolas: Sugiro que você ligue amanhã para o (Fernando) Haddad (ministro da Educação) para reclamar disso. Não sei como você deixou que isso acontecesse. As Apaes estão sendo perseguidas.

Dilma devolveu, dizendo que se teve um governo que se comprometeu com essas questões foi o governo Lula.

No terceiro bloco do programa, as Apaes voltaram ao debate: Dilma afirmou que consultou suas anotações e que verificou que as Apaes foram incluídas no Fundeb. Serra devolveu, reafirmando que as instituições perderam os subsídios do governo federal, inclusive para transporte de crianças das Apaes.

A polarização entre Dilma e Serra irritou o candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, que, em sua vez de perguntar, avisou: Se vocês dois fizerem blocão, vou fazer bloquinho com a Marina. Estão me tirando do debate.

Quero ser perguntado.

A candidata do PV, Marina Silva, ao perguntar a Dilma sobre as proposta de aumentar para 7% do PIB o investimento em educação, afirmou que é um exemplo de que investir no setor é fundamental: Só estou aqui pela fresta que tive no Mobral para me educar disse.

Ao ser perguntada por Dilma sobre as políticas de combate ao consumo e venda do crack, Marina afirmou que um projeto de seu coordenador de Segurança, Luiz Eduardo Soares, foi aplicado pelo Ministério da Justiça.

Nenhum comentário: