quinta-feira, 15 de julho de 2010

Presidente testa os limites e dá visibilidade a Dilma

DEU EM O GLOBO

Gerson Camarotti

Avaliação é que, durante ida de Lula à África, Serra apareceu mais no Brasil

BRASÍLIA. A primeira citação à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, no lançamento do edital para construção do Trem de Alta Velocidade (TAV), anteontem, e o pedido de desculpas, ontem, foram estrategicamente pensados pelo presidente Lula como forma de dar mais visibilidade à petista. Ele está testando não só os limites da lei para divulgar Dilma, na sua condição de presidente, mas também o tom para que suas ações tenham mais efeito.

Lula optou por usar a velha fórmula que funcionou em passado recente, quando quis convencer o próprio PT e aliados do acerto de sua escolha: elogiar a participação de Dilma no governo em eventos oficiais. Foi assim que Lula tirou a ex-chefe da Casa Civil do patamar de 5% nas intenções de voto, nas primeiras pesquisas, para um empate técnico com José Serra.

A decisão de retomar as citações à ex-ministra destina-se a "equilibrar", na avaliação dele, o noticiário eleitoral. Avaliação feita internamente no governo e no comando do PT é que, na primeira semana de campanha oficial, Serra ganhou visibilidade e ficou ofensivo. O fato de Lula ter ido à África teria favorecido Serra. Certos de que a estratégia do PSDB é levar Dilma para o confronto direto com Serra, o PT vai insistir com Lula.

Lula participará amanhã de comício ao lado da petista

Na estratégia de testar o tom certo, o presidente capitalizou duplamente: primeiro ao dizer que Dilma tinha sido fundamental para o projeto do trem-bala; depois, quando, com a justificativa de pedir desculpas, retomou os elogios à ex-ministra.

A avaliação feita ontem no Palácio do Planalto é que esse tipo de citação dá resultado porque repercute junto à população. Também já está decidido que Lula estará mais presente em eventos e na articulação política, até o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, em agosto, quando ele será protagonista com Dilma no horário gratuito.

Para recuperar o tempo perdido semana passada, Lula decidiu participar do comício de Dilma amanhã no Rio. Anteontem, Lula foi desaconselhado a participar do comício de inauguração do comitê eleitoral de Dilma, em Brasília, após constatação de que seria um evento fraco, com pouca mobilização popular.

- Lula vai aparecer em momentos especiais, nos grandes comícios e nas articulações políticas. E terá grande destaque na televisão - disse o líder do governo e coordenador da campanha, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Nenhum comentário: