quinta-feira, 15 de julho de 2010

Para Serra e Marina, Lula desrespeita a lei ao citar Dilma em atos oficiais

DEU EM O GLOBO

Tucano diz que petista não anda com as próprias pernas; verde, que exemplo vem do alto

Flávio Freire e Sérgio Roxo

SÃO PAULO. Os candidatos à Presidência pelo PSDB, José Serra, e pelo PV, Marina Silva, criticaram ontem o presidente Lula por ter feito campanha aberta para a petista Dilma Rousseff em evento do governo. Para o tucano, a atitude de Lula mostra que a ex-ministra "não consegue andar com as próprias pernas". Marina disse que o presidente não pode usar sua alta popularidade para "extrapolar a legislação eleitoral". Os dois participaram de encontro com sindicalistas da União Geral dos Trabalhadores (UGT), em São Paulo.

- Usar a máquina governamental para fazer campanha fere um sentimento de justiça. E também mostra basicamente que a candidata não consegue andar sobre as próprias pernas, essa é a realidade. Isso tende a acontecer quando a candidatura é produto de marquetagem - disse Serra.

Minutos antes, Marina também condenara a forma como Lula tem conduzido o processo eleitoral:

- A atitude do presidente, inclusive por ser homem que goza de alta credibilidade, popularidade, de carisma, não pode ser usada para extrapolar a legislação eleitoral. O exemplo tem que vir do alto. Sou favorável à ideia de que quanto mais é amigo do rei, mais alta é a forca - disse a verde.

Serra: "Profissionais da mentira ficam buscando coisas novas"

No evento da UGT, Serra reagiu às críticas feitas por cinco centrais sindicais de que ele mente ao dizer que criou o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o seguro-desemprego. Segundo Serra, são comentários feitos por "profissionais da mentira":

- No final dos anos 1980, cheguei a publicar um manual dos direitos dos trabalhadores, e também fiz a emenda que vinculou o PIS-Pasep ao seguro-desemprego. Meu projeto é que falava do FAT, mas, nesta campanha, os profissionais da mentira ficam buscando coisas novas, que é para a gente ficar desmentindo a mentira da mentira da mentira...

Serra apontou o presidente do PT, José Eduardo Dutra, como um dos responsáveis por esses ataques:

- O Dutra também está endossando essas mentiras. Se continuar assim, teremos nova profissão no Brasil, que é a do profissional da mentira. Daqui a pouco, esse pessoal vai até reivindicar piso, adicional de férias, quinquênios..

O evento também foi marcado pela troca de farpas entre Marina e o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB), que representou Dilma. Relator do projeto de reforma do Código Florestal na Câmara, Aldo disse que o fato de o vice de Marina, Guilherme Leal, estar sendo investigado pelo Ibama por desmatamento numa fazenda na Bahia mostra o rigor da lei.

- Nesse negócio de desmatamento ilegal, parece que na República não escapa ninguém - disse, frisando que crê "na boa fé de Leal e de milhões de outros agricultores".

Marina defendeu seu vice:

- O Ibama está no seu papel de vistoriar. E o Guilherme tem a clareza de ter toda a documentação. O que o deputado não pode fazer é usar isso como justificativa para o estelionato que estão tentando promover com a mudança do Código Florestal.

Nenhum comentário: