sábado, 31 de julho de 2010

Gabeira e governador em novo 'round'

DEU EM O GLOBO

Oponentes trocam mais acusações, agora sobre quem conhece mais o estado

Henrique Gomes Batista e José Meirelles Passos

As trocas de acusações entre os dois principais candidatos ao governo do Rio subiram ontem de tom. Fernando Gabeira (PV) disse conhecer mais a realidade do estado que Sérgio Cabral (PMDB) e criticou a educação e o saneamento básico nas favelas. O candidato à reeleição, por sua vez, afirma que seu oponente investe no "quanto pior melhor" e que apenas critica em vez de propor.

Pela manhã, após visita à comunidade Parque União, no Complexo da Maré, Gabeira rebateu a ironia de seu adversário, que dissera, na véspera, que o deputado precisa conhecer melhor o estado. Cabral dera a declaração depois que o jipe que Gabeira usava na campanha ter quebrado na estrada RJ-113, devido aos buracos na pista. O candidato do PV criticou o governador que, segundo ele, utiliza helicópteros em grande parte de seus deslocamentos:

- Cabral disse que eu ficar a pé na Baixada Fluminense era para eu conhecer o estado. Bom, quem está de jipe na estrada conhece melhor o estado do que quem anda de helicóptero.

Segundo Gabeira, os maiores problemas do Parque União são a falta de saneamento e escolas de ensino médio. Ele caminhou, por mais de uma hora, pelas ruas da comunidade acompanhado do candidato ao Senado Marcelo Cerqueira (PPS) e do vereador Paulo Messina (PV).

- Na Maré, há uma rede com 14 escolas municipais de ensino fundamental e apenas uma estadual de ensino médio. Há um afunilamento que precisa ser resolvido - disse, após visitar o Museu da Maré, onde prometeu colocar o local no roteiro turístico da cidade.

Na caminhada, Gabeira encontrou moradores que faziam manutenção na rede de saneamento com recursos próprios. Segundo eles, prefeitura e estado empurravam a responsabilidade, sem resolver o problema. Gabeira disse que a situação tem que ser solucionada e disse que essa era a maior reclamação entre os moradores.

Após inaugurar o Comitê Nacional dos Trabalhadores de apoio à sua candidatura e de Dilma Rousseff (PT), Cabral rebateu as frequentes críticas de seu adversário, sugerindo que ao fazê-las Gabeira apenas insiste numa estratégia eleitoral obsoleta:

- O candidato adversário está na linha do quanto pior, melhor. Mas o Rio vive o quanto melhor, melhor. Ainda achamos problemas em alguns lugares. Mas o da falta de esgoto, que ele disse ter visto na Maré, deveria cobrar do (ex) prefeito Cesar Maia, seu candidato ao Senado, o que ele esconde.

Cabral disse que se referia ao fato de, em janeiro de 2007, ter assinado com o então prefeito Cesar Maia documento em que todo o saneamento das favelas passaria à responsabilidade da prefeitura. A mesma resposta - inclusive acusando Maia e não o atual prefeito - foi dada pela Cedae. A prefeitura não comentou. Cesar Maia, candidato ao Senado pelo DEM, divulgou uma nota sobre o assunto: "É verdade, a prefeitura assumiu, sim. E no caso da Maré, 80% contam com saneamento, embora a atual gestão da prefeitura tenha dito que interromperia o serviço. Uma pena".

A secretaria estadual de Educação informou que na Maré há duas escolas de ensino médio - o Ciep Professor Cesar Pernetta e o C.E. Bahia - e que os alunos da região também frequentam uma escola em Ramos e duas em Bonsucesso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gabeira vive falando mal de Cabral e de seu Governo, quando ouve uma gracinha fica todo doido por que? Cabral não precisa andar de jipe pois arrecadou 4 milhões para sua campanha. isso permite a ele andar de helicóptero a vontade. Afinal 91 dos 92 prefeitos apoiai Cabral!