sábado, 10 de julho de 2010

Gabeira defende metrô de superfície

DEU EM O GLOBO

Em viagem de trem da Baixada à Central, candidato do PV propõe projeto semelhante ao sugerido por Serra

Natanael Damasceno

Em seu primeiro ato de campanha, o candidato do PV ao governo do Estado do Rio, deputado federal Fernando Gabeira, dividiu sua agenda entre a candidata do partido à Presidência da República, Marina Silva, e o candidato a vice na chapa do tucano José Serra (PSDB), o deputado federal Indio da Costa (DEM). Gabeira começou o dia viajando num trem da SuperVia, da Baixada Fluminense à Central do Brasil, onde defendeu o projeto de Serra para transformar a rede ferroviária em metrô de superfície.

Aperfeiçoar o serviço custaria R$2 bilhões

Gabeira afirmou que uma das metas de um eventual governo seu é ampliar o transporte sobre trilhos. Para isso, ele já teria conversado com a SuperVia, concessionária que administra a rede ferroviária, sobre a possibilidade de implantar um projeto semelhante ao anunciado por José Serra. De acordo com o verde, seriam necessários pouco mais de R$2 bilhões para aperfeiçoar o serviço, sobretudo no que diz respeito à sinalização da malha. Para Gabeira, no entanto, a constatação dos problemas com os usuários também é importante para pensar a questão.

Indio, que fez a segunda viagem de trem em menos de 24 horas, encontrou Gabeira, às 5h30m, na estação de Japeri, onde embarcaram num trem em direção ao Centro do Rio. Acompanhados do deputado tucano Luiz Paulo Correa da Rocha, eles entraram num vagão com o ar condicionado pifado e viajaram cerca de uma hora e meia conversando com os usuários sobre as dificuldades enfrentadas diariamente no sistema ferroviário.

- Constatamos alguns dos problemas relatados pelos usuários, como o ar condicionado que não funcionava, a sinalização precária e a entrada dos camelôs nos vagões. Mas vimos também que, mesmo com os problemas, a viagem de trem entre a Baixada e o Centro é bem mais rápida do que se fosse utilizado o transporte rodoviário. Isso mostra que se deve investir prioritariamente nesse tipo de transporte. E, mais que isso, que é preciso fazer imediatamente com que a agência reguladora (Agetransp) fiscalize o serviço - afirmou Gabeira, após a viagem.

Trem lotou após passar por duas estações
Gabeira, Indio e Luiz Paulo divulgaram suas impressões por meio do Twitter ao longo de toda a viagem pelos trilhos. De acordo com Luiz Paulo, o trem que saiu de Japeri vazio chegou a Austin, duas estações depois, já cheio, com uma taxa de ocupação de três passageiros por metro quadrado. Uma hora depois da partida, ao chegar a Madureira - estação de transferência para o parador do ramal de Santa Cruz e de integração com linhas de ônibus -, o vagão onde o grupo viajava já estava completamente lotado de passageiros.

Da Central, Gabeira e Indio seguiram, então, de metrô até a estação da Carioca, onde eles se despediram para que o candidato do PV pudesse ir ao encontro de Marina Silva. Gabeira passou o restante da manhã com correligionários de Marina numa visita ao Morro dos Prazeres, em Santa Teresa. Ele terminou a agenda acompanhando a candidata durante uma caminhada pelo Largo da Carioca, no Centro.

Nenhum comentário: