segunda-feira, 19 de julho de 2010

Embate pelo voto mineiro

DEU NO ESTADO DE MINAS

Candidatos à Presidência pelo PT e PSDB iniciam a semana com agenda em municípios de Minas, segundo maior colégio eleitoral do país e ponto estratégico na corrida ao Planalto

Alana Rizzo

Quase 15 dias depois do início oficial da campanha, os principais candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) desembarcam esta semana em Minas Gerais com a mesma missão: atrair a atenção do segundo maior colégio eleitoral do país. A disputa no estado, que reúne cerca de 14,2 milhões de eleitores, ou 10,7% do total, não é fácil. O PT, além de ter de enfrentar a alta popularidade do ex-governador Aécio Neves (PSDB), candidato ao Senado, tem como obstáculo o fato de não ter conseguido encabeçar a chapa para o governo do estado. Já a oposição precisa quebrar a força do anagrama Dilmasia, criado para definir os eleitores que votariam no governador Antonio Anastasia (PSDB) para o Palácio da Liberdade e em Dilma para o Planalto.

Para tentar superar essas dificuldades em busca de votos e apoios importantes em terras mineiras, os coordenadores das duas campanhas traçam estratégias parecidas, que incluem incursões pela capital e interior do estado e a captação do maior número de prefeitos para as alianças.

Dilma e Serra não devem se encontrar durante esta passagem por Minas, como ocorreu em maio, durante a abertura da Expozebu, quando os então pré-candidatos dividiram palanque e apareceram juntos nas fotos da maior festa pecuária do estado, realizada anualmente em Uberaba, no Triangulo. O tucano começa a visita hoje por Belo Horizonte, onde participa da inauguração de um comitê virtual da campanha de Anastasia e Aécio.

Segundo o coordenador da campanha tucana no estado, o deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG), a estrutura dos candidatos estaduais será usada pelo presidenciável. Vamos fazer ações combinadas para fortalecer as três candidaturas de uma única vez e criar uma grande mobilização, afirma. Serão inaugurados comitês em 20 cidades polo para divulgar as propostas dos candidatos.

Um desses municípios será Divinópolis, no Centro-Oeste. O tucano seguirá de Belo Horizonte para a cidade, a 121 quilômetros da capital, um forte reduto dos tucanos. Comandada por Vladimir de Faria Azevedo e terra natal do líder da maioria, deputado estadual Domingos Sávio (PSDB-MG), Divinópolis deve se tornar uma base importante para Serra no estado. Ele vai se encontrar com líderes políticos locais e depois participa de uma carreata pelas ruas da cidade. A campanha tucana prevê ainda uma visita a Uberlândia, no Triângulo, mas a viagem ainda não está definida.

DISPUTA

Rodrigo de Castro não teme as investidas petistas nos prefeitos da oposição. Não acho que isso vai ocorrer em Minas. A disputa não é contra o Lula. É outro candidato, defende. Ele completa o discurso com a tese de que deverá ser reproduzida pelos tucanos durante a eleição, de que a parceria será mais eficiente com um presidente do PSDB. Vamos mostrar que se já deu certo com o governo estadual, será muito melhor com um presidente.

Os petistas querem combater esse argumento mostrando aos prefeitos mineiros os trabalhos realizados e os benefícios obtidos pelo governo federal no estado. Dilma, que nasceu em Belo Horizonte, tenta se mostrar cada vez mais próxima do estado, apesar de ter passado boa parte da vida no Rio Grande do Sul. Mesmo antes de se formalizar como a candidata do PT à Presidência da República, a ex-ministra da Casa Civil já incluía em seus discursos durante visitas a Minas o sentimento de retorno ao lar. Esta semana ela começa a agenda de campanha em Uberlândia, no Triângulo, amanhã de manhã. No roteiro da viagem pelo interior do estado está prevista uma passagem, na parte da tarde, por Montes Claros, no Norte de Minas.

Nenhum comentário: