sábado, 31 de julho de 2010

Dilma tem 39%; Serra, 34%; e Marina, 7%

DEU EM O GLOBO

Pesquisa Ibope apontou a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 39% das intenções de voto, contra 34% do tucano José Serra e 7% da verde Marina Silva. O Ibope considera os percentuais de todos os candidatos, incluindo os nanicos. Dilma cresceu 3 pontos em relação à última pesquisa; Serra perdeu 2. No sábado, o Datafolha tinha registrado empate técnico. No Rio, Cabral tem 58% e Gabeira, 14%.

Ibope: 39% a 34% pró-Dilma

Pesquisa mostra petista com 5 pontos à frente de Serra; Datafolha dera empate técnico

Gerson Camarotti e Cristiane Jungblut

Pesquisa Ibope divulgada ontem mostrou a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, liderando a disputa, com cinco pontos percentuais de vantagem em relação ao segundo colocado, o candidato do PSDB, José Serra. Segundo os dados, Dilma aparece com 39% das intenções de voto, contra 34% de Serra. Já a candidata do PV, a senadora Marina Silva, está com 7%. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo".

Pela pesquisa - em que o Ibope considerou os percentuais de todos os candidatos, inclusive os de partidos nanicos -, Dilma registrou um crescimento de três pontos percentuais em relação à ultima pesquisa do instituto. E Serra perdeu dois pontos, de 36% para 34%. O Ibope fez 2.506 entrevistas, em 174 cidades, entre os dias 26 e 29 deste mês, com margem de erro de dois pontos percentuais.

No último levantamento sobre a disputa presidencial, feito pelo Datafolha, entre os dias 20 e 23 de julho, foi registrado um empate técnico entre Serra e Dilma, mas o tucano aparecia com ligeira vantagem, obtendo 37% das intenções de votos, contra 36% da petista. Essa pesquisa também tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Resultado do Ibope surpreende tucanos

Considerando o histórico das pesquisas do Ibope divulgadas pela TV Globo, Dilma tinha 37% no final de maio; ficou com 38% em meados de junho; caiu para 36% no final de junho; e agora está com 39%.

Na mesma série do Ibope, o candidato tucano teve 37%; depois 32%, chegando a 36% no final de junho, e agora está com 34%.

Na pesquisa de ontem, a candidata Marina Silva ficou com 7%. No período, ela sofreu pequena oscilação em seus números. No primeiro levantamento, ela aparecia com 9%, oscilando depois para 7% e 8%. Os demais candidatos a presidente somaram menos de 1%. Na pesquisa de ontem, os votos nulos e em branco somam 7%, e os eleitores indecisos chegam a 12%.

Na simulação de um segundo turno, a petista mantém a vantagem: aparece com 46%, três pontos percentuais a mais do que no levantamento anterior. Com a margem de erro, ela pode ter de 44% a 48% dos votos. Já Serra aparece com 40%, uma queda de três pontos percentuais em relação ao levantamento anterior.

A pesquisa Ibope surpreendeu o comando da campanha do PSDB, enquanto o resultado foi motivo de discreta comemoração no PT e no Palácio do Planalto. No ninho tucano, a expectativa era que os números registrassem um empate técnico. Internamente, a avaliação é que não há fatos que justifiquem a diferença entre essa pesquisa e o levantamento do Datafolha da semana passada, em que Serra e Dilma apareciam empatados tecnicamente.

A cúpula tucana deve analisar os novos números, e há quem defenda que Serra deve evitar o confronto direto com Dilma e partir para uma campanha mais propositiva.

- Essa não é uma boa pesquisa para nós. Nossas informações indicam que Serra e Dilma estão empatados. Mesmo assim, vamos refletir sobre os dados - disse o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

Já na campanha de Dilma, os números foram recebidos com cautela. Para o presidente do PT, José Eduardo Dutra, é preciso evitar o "salto alto", já que este é um cenário indefinido. Ele sugeriu ainda que um o discurso bélico de Serra pode ser um dos fatores que tenham influenciado para esse resultado do Ibope.

- Essa pesquisa Ibope está dentro do esperado. Independentemente das divergências de números entre institutos, o que há de concreto é uma tendência de crescimento de Dilma e uma pequena queda de Serra. Mas este é um cenário indefinido - disse Dutra. - Mas uma coisa é certa: se esse discurso que o Serra tem feito não fez ele cair, também não fez subir.

O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse que a eleição está empatada e que será decidida a partir do programa eleitoral no rádio e na TV. Para Rodrigo Maia, Serra deve explorar os pontos fracos do governo Lula e deve reforçar sua atuação no Ministério da Saúde, por exemplo.

- A eleição está empatada. O importante é saber que a eleição vai ser decidida a partir de agora, com o início dos debates - disse Rodrigo Maia, lembrando que Serra está sempre acima dos 30% e perto dos 40%.

O Ibope também fez um levantamento da avaliação do governo Lula. Pelo resultado, 77% consideram o governo ótimo ou bom; 18% o acham regular, e 4%, ruim ou péssimo.

Nenhum comentário: