quinta-feira, 8 de julho de 2010

Desconfiança entre aliados

DEU EM O GLOBO

PMDB afirma que PT centraliza campanha

BRASÍLIA. Há um clima de desconfiança generalizada entre os partidos governistas que integram a campanha da candidata petista Dilma Rousseff. Num jantar restrito que entrou pela madrugada de ontem na residência oficial do presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), aliados manifestaram preocupação com o fato de o PT estar centralizando as decisões da campanha e afastando do núcleo de comando os políticos dos partidos coligados, inclusive Temer, candidato a vice na chapa de Dilma.

O encontro foi motivado, entre outras coisas, pela "trapalhada" do PT de entregar no TSE, junto com o registro da chapa Dilma/Temer, a proposta original do PT como diretrizes para o programa de governo da dupla. Esse episódio da troca de programa de governo é apontado por alguns aliados como o simbolismo da difícil relação do PT com seus parceiros. Apesar da coordenação de campanha ter alegado erro, ficou no ar uma dúvida.

Com o crescimento de Dilma nas pesquisas, os aliados avaliam que o PT já tenta bloquear o acesso dos demais partidos nas decisões de campanha, e dificulta o acesso até mesmo à própria candidata. As críticas serão explicitadas na próxima segunda, quando está prevista realização de reunião do Conselho Político da campanha.

- A campanha não é mais do PT, é da aliança. Não se pode mais tratar a Dilma como sendo do PT - dizia ontem o representante do PR no Conselho Político, deputado Luciano Castro (PR-RR).

Ontem, o líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), ressaltou que com a inauguração do comitê central de campanha, na próxima semana, Temer ficará integrado à campanha. (Gerson Camarotti)

Nenhum comentário: