domingo, 25 de julho de 2010

De olho nas promessas 'fundamentais'

DEU EM O GLOBO

No Promessômetro, candidatos à Presidência mobilizam os eleitores

Promessas sobre melhorias no sistema de Saúde, na educação e na segurança estão entre as mais bem votadas pelos leitores do GLOBO que acessaram, nas últimas três semanas, a página do Promessômetro (www.oglobo.com.br/eleicoes2010 ), onde é possível aprovar ou rejeitar as promessas feitas pelos presidenciáveis e só descobrir depois de votar qual candidato assumiu o compromisso. Até quinta-feira, 44 promessas estavam cadastradas e 60.146 votos já tinham sido computados.

Segundo a cientista política Andrea Freitas, os temas que aparecem no ranking das dez promessas mais aprovadas pelos internautas entre eles, segurança e o combate ao tráfico de drogas, educação e saúde podem ser considerados fundamentais: São temas que afetam as pessoas no dia a dia. Quem tem plano de saúde, por exemplo, gostaria de não ter que gastar com isso ou de pagar menos, e quem não tem sofre com o fantasma de precisar de uma emergência.

A segurança tem tomado o primeiro lugar no ranking das preocupações. As pessoas tinham medo do desemprego, mas hoje o medo da violência já se torna um fantasma pior. Então, é natural que os candidatos falem desses temas.

Com 3.052 votos positivos, a promessa de Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência, de lutar contra o tráfico encabeça a lista das mais bem votadas e divide a opinião dos leitores.

Acabar com o tráfico não deveria ser promessa e sim um fato concreto diz Ana Martins.

Aborto, um tema que causa grande comoção Para a leitora Carmen Evangelista, como Dilma é a candidata do presidente Lula, tudo não passa de promessa.

Em sexto lugar, a promessa de José Serra (PSDB) de o SUS financiar o tratamento de dependentes químicos em clínicas especializadas também dividiu eleitores: 2.375 aprovaram e 1.011 foram contra.

As pessoas contra, provavelmente, acham que o dependente não é um doente e sim que escolheu usar drogas. Então, não querem usar o dinheiro do imposto que pagam para resolver a questão diz Andrea Freitas.

Em oitavo lugar das mais bem votadas, a promessa feita de Marina Silva (PV), defendendo seu ponto de vista contra o aborto e propondo um plebiscito para que a sociedade decida também criou polêmica. Mas o cientista político Alberto Carlos Almeida, Marina tem sido a candidata que mais bem tem sabido lidar com temas que causam comoção: Sobre o aborto, há uma minoria organizada a favor e uma maioria contra. Ao dizer que é contra, mas que deixa a sociedade decidir, ela agrada aos dois grupos e não perde votos.


Nenhum comentário: