terça-feira, 1 de junho de 2010

Serra propõe curso técnico para saída do Bolsa Família

DEU N A FOLHA DE S. PAULO

Em palestra a empresários, tucano diz que dará bolsas a adolescentes

Serra minimiza taxas de crescimento sob Lula e diz que, em relação à média mundial, elas são menores que as de FHC

Breno Costa

SÃO PAULO - Pela primeira vez no ano, o pré-candidato tucano José Serra fez uma promessa relacionada ao Bolsa Família, principal programa assistencial do governo Lula.

Em palestra a empresários em São Paulo, Serra disse que dará bolsas para jovens que já são beneficiários do Bolsa Família, para que frequentem cursos técnicos e profissionalizantes. Seria uma forma de criar uma porta de saída para o programa.

O tucano não detalhou a proposta, mas afirmou que as bolsas serviriam para cobrir despesas que o aluno terá ao frequentar a escola.

Como praticamente não há escolas técnicas nos rincões, onde se concentra grande parte da massa beneficiada pelo Bolsa Família, disse que a concessão das bolsas estará acompanhada da criação dessas unidades.

"Em primeiro lugar nós temos que criar [mais escolas], paralelo a isso [bolsas]. Segundo, se você der uma bolsa de manutenção, o garoto ou a garota pode ter mais facilidade para deslocamento."

Na campanha, Serra tem dito que não acabará com o programa, mas o reforçará. Porém, ainda não tinha feito nenhuma proposta sobre ele.

A maior parte da palestra, concedida no mesmo evento no qual sua adversária Dilma Rousseff esteve mais cedo, foi dominada por críticas ao governo Lula, que, segundo ele, criou barreiras a um desenvolvimento sustentado.

Serra comparou o governo Lula ao de Fernando Henrique Cardoso e minimizou as atuais taxas de crescimento.

"Durante o governo passado o crescimento deve ter sido de 2,6%, 2,7% ao ano.

Curiosamente, nos oito primeiros anos depois do Plano Real, o crescimento do Brasil esteve mais próximo da média mundial do que no governo seguinte -que é o atual."

Nenhum comentário: