sexta-feira, 18 de junho de 2010

No Rio, Serra e Marina não se encontram

DEU EM O GLOBO

Sérgio Roxo

SÃO PAULO. O pré-candidato do PV ao governo do Rio, deputado Fernando Gabeira, terá a presença de dois presidenciáveis na festa que partidos de sua coligação realizam amanhã no Rio.

Mas José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) não se encontrarão no evento.

A ideia inicial é que Serra chegue primeiro, discurse ao lado de Gabeira e vá embora. Marina entraria em cena em seguida.

As assessorias dos dois candidatos têm se esforçado para acertar as agendas e evitar a saia justa.
Os detalhes serão definidos hoje. Além de PV e PSDB, a aliança no Rio inclui DEM e PPS.

A exigência de evitar o encontro foi de Marina. A avaliação é que a aparição conjunta daria margem para que petistas voltem com as críticas de que a candidatura de Marina é uma linha auxiliar do tucano, na disputa com a adversária do PT, Dilma Rousseff. Em entrevistas, Marina tem dito que não é “continuadora” do governo Lula nem “opositora”.

O acerto dos horários será complexo porque os dois terão compromissos em São Paulo amanhã cedo: Marina participará da convenção do PV que lançará Fábio Feldman ao governo paulista, às 10h. Serra irá à convenção nacional do PTB, que anunciará apoio a sua candidatura, também prevista para as 10h. A previsão é que o tucano chegue ao evento de Gabeira às 12h. Ele deverá viajar de jato particular.

O palanque de Gabeira é essencial para as campanhas de Serra e Marina. No caso do tucano, é a chance de ter um aliado de peso, principalmente no segundo turno, que possa fazer frente ao governador Sérgio Cabral (PMDB), que apoia Dilma. Já Marina tem em Gabeira o nome mais forte de seu partido numa disputa estadual. O comando da campanha de Marina diz considerar natural que ela não queria aparecer ao lado de Serra.

— Do mesmo jeito que a Marina, que apoia o Tião Vianna (PT) para o governo do Acre, não aparecia num evento lá junto com a Dilma — disse o vereador carioca Alfredo Sirkis, presidente do PV no Rio.

Nenhum comentário: