quarta-feira, 30 de junho de 2010

Lula é multado por discurso em 1° de maio

DEU EM O GLOBO

Roberto Maltchick

BRASÍLIA. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem multar em R$ 5 mil o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por sua participação no evento da Força Sindical, em 1ode maio, que comemorou o Dia do Trabalhador em São Paulo. Foi a sexta vez que Lula foi multado em razão de propaganda eleitoral antecipada, totalizando R$ 42,5 mil.

O relator, ministro Joelson Dias, votou contra a multa, mas o placar contra Lula foi de cinco a dois. O DEM entrou com uma representação no TSE por causa dos discursos feitos no evento, com a participação da candidata petista Dilma Rousseff, do presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT), e da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).
No primeiro julgamento, em 14 de junho, o TSE julgou a representação improcedente. Mas o Ministério Público Eleitoral recorreu da decisão. Os outros acusados foram absolvidos.

Durante o evento, Lula disse: “eu quero que quem venha depois de mim — e vocês sabem quem eu quero — saiba que tem que fazer mais e melhor”.

Como os julgamentos estão em fase de recurso, Lula ainda não pagou as multas.

Nenhum comentário: