sexta-feira, 4 de junho de 2010

Jarbas e Maciel sem Guerra no ato de Carpina

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Peemedebista critica o prefeito Manoel Botafogo – que aderiu ao governo – e acusa “cooptação de prefeitos” por parte do Palácio das Princesas

Paulo Augusto

CARPINA – Menos de uma semana depois de ter iniciado sua corrida pelo interior do Estado, com o almoço na fazenda do deputado José Mendonça (DEM), em Belo Jardim (Agreste), o senador e pré-candidato ao governo Jarbas Vasconcelos (PMDB) deu mais um passo na luta para recuperar o tempo perdido pelas oposições e, ontem à noite, participou de evento promovido pelo deputado estadual Antônio Moraes (PSDB), em Carpina (Mata Norte). E, apesar do organizador ter sido um parlamentar tucano, o principal alvo dos ataques do senador foi justamente um representante da legenda: o prefeito do município, Manoel Botafogo (PSDB), ex-aliado que aderiu ao bloco de apoio ao governador Eduardo Campos (PSB), que disputará a reeleição. “O prefeito aqui me procurou porque queria hospital e eu liberei R$ 1,5 milhão. Me pediu para endireitar estradas e isso foi feito. Se ele quer nos deixar, não posso fazer nada. Se ele quer votar lá (com o governo), vote. Mas não venha com agressões e mentiras, porque vai ficar muito feio”, disparou Jarbas.

Além das críticas a Botafogo – que pela manhã recepcionou o governador Eduardo no Agreste (leia na página 4) –, reforçadas por vários políticos participantes do evento em Carpina, o senador Sérgio Guerra (PSDB), aliado do prefeito, também não compareceu ao evento. Segundo aliados, o presidente nacional do PSDB estava em João Pessoa, resolvendo pendências sobre as alianças naquele Estado e tentaria chegar a tempo – o que acabou não acontecendo. Nos bastidores, especula-se que Guerra, antes nome certo para tentar a reeleição, preferiu evitar o constrangimento de presenciar as críticas que seriam feitas a Botafogo. Questionado se o colega de Congresso fez falta, Jarbas refletiu antes de responder: “Se ele teve outro compromisso... Ele é presidente nacional do partido, eu soube que ele estava na Paraíba. Não fez falta não”.

Além de Jarbas e Antônio Moraes, participaram do evento o senador Marco Maciel (DEM), a deputada estadual Miriam Lacerda (DEM) e vários políticos aliados da região – entre eles o vice-prefeito de Carpina, Antônio Coelho (PMDB), Lebre, e o prefeito de Condado, Ediberto Quental (DEM).

Todos discursaram e mantiveram o tom forte contra Manoel Botafogo. “Jarbas ajudou muito Carpina e, quando precisou de um ombro amigo, lhe foi negado”, alfinetou Lebre, em clara referência ao gestor de Carpina. “Diversos prefeitos não sabem honrar seus partidos. Se não dão a confiança a seu povo, não merecem respeito”, complementou Ediberto Quental.

Além das críticas ao prefeito de Carpina, Jarbas também mirou em Eduardo Campos pelo que chamou de “cooptação” de prefeitos. “O governo continua com sua política de cooptação. Um prefeito tem que votar nele, senão não terá obras no município. Quando eu me elegi (em 1998), eu tinha 50 prefeitos e nunca persegui prefeitos que não estavam comigo. Um governador tem que ter visão, sensibilidade e grandeza para governar Pernambuco”.

Indiretamente, Jarbas fez críticas à última gestão de Miguel Arraes (1995-1998), avô do governador, que o antecedeu no Palácio das Princesas. “O governador (Eduardo) está fazendo coisas porque pegou o Estado equilibrado e não como eu peguei, sem projetos, com atraso no funcionalismo. Ele pegou o filé e não o osso como eu”.

DEBATE

Hoje, a agenda do senador peemedebista começa com a participação no debate do Programa Geraldo Freire, às 11h, na Rádio Jornal.

Um comentário:

Anônimo disse...

Emidio Cavalcanti(emidio75@uol.com.br):Gosto muito deste blog pelo que ele tem de informativo.Estranho alguém da inteligência e cultura de seu mantenedor ter simpatias pelo PPS.
Este,no entanto,não é o assunto que eu queria falar.Gostaria apenas de dizer que Jarbas é um político em decadência que só entrou nesta campanha para falar mal dos outros.Talvez tenha outros propósitos que desconheço.Este cidadão é uma figura nefasta no cenário pernambucano.Nem os amigos o agüentam.Por sinal,elçe fala mal de Lavareda nesta entrevista.