terça-feira, 15 de junho de 2010

Jarbas adia a convenção à espera de um senador

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Encontro, antes marcado para a próxima sexta (18), fica agora para o dia 30, último dia do prazo. Tempo também será usado na tentativa de atrair outros partidos para a aliança, entre eles o PP

Sérgio Montenegro Filho

O clima de indefinição na composição da chapa e na costura de novas alianças levou o principal bloco de partidos de oposição estadual (PMDB, PSDB, DEM, PPS e PMN) a adiar sua convenção estadual conjunta, prevista inicialmente para a próxima sexta-feira (18). O ato – que tem como objetivo homologar as candidaturas majoritárias e proporcionais da coligação oposicionista – foi remarcado para o dia 30, último dia do prazo. Nessa mesma data, os partidos do bloco governista estarão oficializando, em convenção, a candidatura do governador Eduardo Campos (PSB) à reeleição.

O adiamento foi informado ontem à tarde, em nota assinada pelos cinco partidos, que consideraram “a necessidade de um prazo maior nas articulações com outras legendas do Estado, visando o fortalecimento das candidaturas de José Serra (PSDB) à Presidência da República e de Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo”. Mas o pivô da questão é a dificuldade de encontrar um nome para preencher a segunda vaga de candidato ao Senado na chapa encabeçada por Jarbas, que já conta com a deputada Miriam Lacerda (DEM) na vice e com o senador Marco Maciel (DEM) concorrendo à reeleição.

Com a desistência do presidente nacional tucano, senador Sérgio Guerra, de disputar a reeleição, as oposições precisavam ganhar tempo para analisar mais opções para a vaga. Persistem as especulações em torno do nome do deputado federal Raul Jungmann, do PPS, embora ele próprio tenha descartado a hipótese, ressaltando que o PPS já colocou o nome do ex-secretário de Saúde Guilherme Robalinho como opção ao Senado.

A ideia de lançar mão de um nome de fora do PSDB, porém, não agrada à cúpula da aliança jarbista, que reconhece a importância de ter um tucano na chapa majoritária, pelo peso político do partido no Estado. No final de semana, voltou a ser oferecida a opção pelo cientista político André Regis, ligado ao PSDB, sob a justificativa de que atenderia ao perfil de “cara nova” para a chapa. A alternativa, porém, não teria agradado a Jarbas. Segundo aliados, antes da discussão de qualquer nome, é urgente uma conversa definitiva entre o pré-candidato a governador e o senador Sérgio Guerra. O encontro estava previsto para esta semana, mas com o adiamento da convenção os dois lados ganharam mais tempo.

REFORÇOS

Além da definição sobre o segundo candidato ao Senado, a ampliação do prazo para a convenção garantirá aos articuladores da aliança oposicionista tempo para novas conversas com algumas legendas que ainda não se posicionaram no cenário da sucessão estadual. Entre elas, a mais cobiçada é o PP, cuja adesão garantiria ao bloco das oposições mais tempo nos programas do guia eleitoral de televisão e rádio, além de reforçar as bases no interior. A interlocução com o partido tem sido conduzida por Sérgio Guerra, que tem aproximação com o o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente do PP em Pernambuco.

Nenhum comentário: