terça-feira, 15 de junho de 2010

Anastasia recebe mais apoio

DEU NO ESTADO DE MINAS

PRB, do vice-presidente José Alencar, critica aliança PT-PMDB que concorrerá ao governo estado e deve anunciar apoio à candidatura do governador tucano ao Palácio da Liberdade
Ezequiel Fagundes

Anastasia atribui o fortalecimento de sua candidatura à "bem-sucedida" administração do PSDB no governo do estado nos últimos sete anos

O PRB, do vice-presidente José Alencar, vai marchar com o governador Antonio Anastasia (PSDB) na disputa pelo governo estadual. Em encontro no Palácio da Liberdade, ontem, com a presença de Anastasia, o presidente estadual da sigla, Rogério Colombini, confirmou o apoio, mas ponderou que só baterá o martelo sobre a questão depois de comunicar a Alencar.

Ele não economizou críticas à coligação PMDB-PT, que decidiu impor a candidatura do senador Hélio Costa para o governo. Na avaliação de Colombini, os partidos da base do presidente Lula (PT) perderam oportunidade histórica de construir um palanque suprapartidário no estado. No plano nacional, o PRB vai apoiar a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff à Presidência. “O cenário ficou muito confuso e, numa linguagem mais simples, sem muita teorização, virou um samba do crioulo doido. Quando isso acontece, dá errado”, avaliou.

Como Alencar já havia manifestado que não interferirá nas decisões do partido, Colombini acredita que vai oficializar o apoio aos tucanos nesta semana. “Ele (Alencar) já deu o ok”, disse.

Além do PRB, mais cinco partidos da base do governo Lula (PSB, PR, PDT PTB e PP) já acenaram que subirão no palanque de Anastasia. A debandada na campanha de Costa, segundo Colombini, foi causada pela forma como foi negociada a aliança entre peemedebistas e petistas. “O que ocorreu difere totalmente do modo de fazer política em Minas”, avaliou.

O segundo secretário do diretório estadual da legenda, vereador Carlos Henrique, declarou que os petistas erraram ao definir que vão participar sozinhos das eleições proporcionais (deputados estaduais e federais). “Tem muito candidato forte do outro lado que está desesperado porque tem consciência de que terá dificuldades enormes para se eleger”, contou.

Toda a bancada de parlamentares do PRB mineiro, formada pelo deputado federal George Hilton, deputado estadual Gilberto Abramo e pelos vereadores Carlos Henrique e Chambarelle, participou da reunião, conduzida pelo secretário Danilo de Castro, principal articulador político do governo. Cotado para ser vice de Anastasia, o presidente da Assembleia Legislativa, Alberto Pinto Coelho (PP), também compareceu ao encontro.

Antes de entrar para a reunião, Anastasia fez comentários sobre a adesão de partidos da base de Lula na sua campanha. Sem citar adversários, ele atribuiu o fortalecimento da candidatura à “bem-sucedida” administração dos tucanos nos últimos sete anos.

Nenhum comentário: