terça-feira, 8 de junho de 2010

Aécio: Engajamento total em Minas

DEU NO ESTADO DE MINAS

Presidenciável do PSDB recebe a garantia de Aécio Neves de seu compromisso com a chapa tucana. Primeira atividade pública dos dois foi em Montes Claros, em encontro com prefeitos

Luiz Ribeiro

O pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, recebeu, ontem, o compromisso do ex-governador Aécio Neves de engajamento total em sua campanha. A manifestação foi feita em Montes Claros (Norte de Minas), onde, pela primeira vez desde que ambos se desincompatibilizaram dos governos de Minas e de São Paulo para a disputa da eleição de outubro, Aécio apareceu publicamente ao lado de Serra numa atividade política, que contou ainda com a presença do governador Antonio Anastasia, que vai concorrer à reeleição.Embora o trabalho para a busca de votos só deverá começar em 4 de julho, prazo final para a homologação das candidaturas, a visita do presidenciável tucano a Montes Claros foi em clima de campanha eleitoral. Depois de participar de um encontro com lideranças, no Automólvel Clube, que contou com a participação de cerca de 300 participantes, ao lado de Aécio, Anastasia, deputados federais e estaduais e candidatos a deputado, José Serra caminhou a pé do local da reunião até o Café Galo, ponto conhecido e parada obrigatória de políticos que visitam a cidade.

Do Automóvel Clube até o conhecido estabelecimento, Serra e comitiva percorreram cinco quarteirões, atravessando a Praça Doutor Carlos, a mais central da cidade, em horário movimentado. Ao longo do trajeto, o pré-candidato a presidente do PSDB, parou em algumas lojas e atendeu pedidos para tirar fotos ao lado de eleitores. Houve o mesmo assédio com Aécio. No Café Galo, cerca de 200 pessoas esperavam pelos pré-candidatos com bandeiras e faixas, a maioria deles integrantes de uma claque que animou o encontro no Automóvel Clube. Serra ficou no local por cerca de 10 minutos, posando para as fotos com a xícara de café, juntamente com Aécio e Anastasia.

Participaram do encontro cerca de 60 prefeitos, segundo cálculos da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), que organizou o evento. Para a entidade, o número de participantes foi uma prova de afastamento da ameaça à campanha de Serra pela "Dilmasia", movimento que visa o voto casado dos prefeitos na presidenciável petista Dilma Roussef f, e na reeleição do governador Antonio Anastasia.

O presidente da Amams, Valmir Morais de Sá, falou em nome dos prefeitos da região: "Nós vamos seguir uma bússola, que é o ex-governador Aécio Neves. Vamos seguir a direção que ele indicar. Não tem meio caminho". Em discurso inflamado, Aécio Neves – que resistiu em ser candidato a vice de Serra para concorrer ao Senado – reiterou que está engajado na campanha do ex-governador paulista e de Anastasia para a reeleição em Minas. Ele convocou os prefeitos a acompanhá-lo. "Quem seguir Aécio Neves, quem acompanha Aécio Neves vota em José Serra e Anastasia", disse o ex-governador mineiro, lembrando que "não se faz política sem companheirismo".

O ex-governador José Serra fez um discurso recheado de frases de efeito e elogios a Aécio, que classificou como "a grande liderança que Minas Gerais oferece ao Brasil." Prometeu que, se eleito, vai investir maciçamente na saúde e na educação, priorizando o ensino profissionalizante. "Vamos entupir o Brasil de escolas técnicas". Disse que também que sempre disputou eleições não com o intuito de tirar algum benefício pessoal, mas com o espírito de "um servidor do povo brasileiro."

Questionado, em entrevista, sobre qual será o seu principal discurso de campanha, Serra respondeu: "O meu principal discurso de campanha é que aquilo que Brasil pode (fazer) mais, especialmente nas áreas onde andou para trás, na prática. É o caso da saúde, da segurança, do ensino, inclusive do ensino profissionalizante, que não acompanha as necessidades do Brasil. Essas são as áreas cruciais, para atender as famílas, principalmente as pessoas mais pobres". Ele evitou comentar resultados das pesquisas. "A pesquisa é apenas a fotografia de um momento", disse. Serra alegou ainda desconhecer qualquer tipo de levantamento que aponta resistência ao seu nome por parte de um grupo de prefeitos mineiros, incluindo filiados ao PSDB.

Vice

O PSDB realizará a convenção para a homologação do nome do ex-governador paulista José Serra como candidato a presidente da República no sábado. Mas a escolha do candidato a vice na chapa somente será feita no fim do mês. A informação foi repassada, ontem, pelo ex-governador Aécio Neves. Ele repetiu que a escolha do vice deverá ser feita exclusivamente pelo próprio Serra, mas que ele também deverá participar da indicação. "A questão continua sendo uma prerrogativa do Serra. Mas acredito que ele deverá consultar os companheiros", afirmou o ex-governador mineiro, que também reafirmou que a escolha deve ser feita com calma.

Nenhum comentário: