domingo, 9 de maio de 2010

Tucanos tentam fechar aliança nos estados


DEU EM O GLOBO

Declaração de neutralidade do partido já será considerada uma vitória pelo PSDB

BRASÍLIA. O PSDB vai tentar usar o bom desempenho de seu pré-candidato, José Serra, para ampliar o arco de alianças em torno de sua candidatura. Neste momento, o alvo principal dos tucanos é o PP, partido da base lulista que, na semana passada, sinalizou que poderia optar pela neutralidade nas eleições presidenciais.

Em busca do apoio do PP, o que garantiria maior equilíbrio no horário eleitoral gratuito entre PSDB e PT, os tucanos querem atrair o PP pelas bases, nos estados.

Além de sinalizar com a oferta da vaga de vice na chapa de Serra para o senador Francisco Dornelles, a estratégia tucana é consolidar o máximo de alianças nos estados com o partido.

As principais investidas serão nos três estados do Sul do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Mas, mesmo que a aliança nacional não saia, a avaliação entre os tucanos é que uma declaração de neutralidade do PP já será uma vitória, já que o PT vinha contando com o apoio da legenda.

Com o anúncio da candidatura de Jarbas Vasconcelos ao governo de Pernambuco, o PSDB conseguiu praticamente fechar todos os seus palanques no Nordeste.

O único estado onde Serra não contará com um candidato ao governo é no Ceará. Serra deve visitar na próxima semana vários estados da região.

— Nossos palanques já estão todos praticamente desenhados. O teste de pré-campanha, nós ganhamos. O que falta agora é jogar — diz o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

Os tucanos se preparam para uma nova batalha com o PT na televisão.

Ciente de que o PT pretende usar seu próximo programa partidário para voltar a colar a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua candidata, a cúpula tucana promete dar o troco. Embora tenha contestado no TSE as inserções do PT que apresentaram Dilma como a grande estrela do partido, o PSDB também quer usar o tempo dos partidos na televisão para divulgar seu candidato.

Com mais cautela, todavia.

O DEM terá um programa em rede nacional no próximo dia 27 de maio. O PPS deverá dispor de programas estaduais.

E o PSDB terá seu programa no dia 17 de junho, pouco antes do início oficial da campanha eleitoral, no dia 5 de julho. Os tucanos acreditam que poderão ser beneficiados, inclusive, pelo programa do PTB, previsto para o dia 24 de junho, já que o presidente nacional do partido, o ex-deputado Roberto Jefferson, promete formalizar a aliança nacional com o PSDB.

— O PT tem o desafio de fazer a candidata deles conhecida. Por isso vão com carga total para o programa partidário — afirma Guerra, dizendo que o PSDB não precisa ser tão ostensivo.

Já a definição do vice na chapa de Serra é um assunto que só deverá voltar a ser tratado oficialmente em junho. Uma ala tucana acredita ser possível convencer o ex-governador mineiro Aécio Neves a compor a chapa de Serra, ainda mais se o PT e o PMDB mineiros fecharem aliança em Minas, o que poderia dificultar a campanha do seu sucessor, Antonio Anastasia, para o governo do estado.

Nenhum comentário: