terça-feira, 18 de maio de 2010

Tasso recebe Serra e promete 'corpo e alma'

DEU EM O GLOBO

Pré-candidato tucano à Presidência diz que vai continuar obras do PAC paralisadas no Nordeste: ‘Vou fazer e acontecer’

Isabela Martin e Letícia Lins

ELEIÇÕES 2010: PSDB deverá apoiar a reeleição do governador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro, aliado do PT

FORTALEZA e JUAZEIRO DO NORTE (CE). Oito anos depois de trocar o apoio à candidatura presidencial de José Serra pela do amigo Ciro Gomes, o senador Tasso Jereissati (PSDB) agora assume no Ceará o papel de principal cabo eleitoral do précandidato tucano à Presidência.

Ele está sendo o anfitrião e cicerone dos dois dias da visita de Serra ao estado, iniciada ontem pelo Cariri, e que prossegue hoje, em Fortaleza. Sem candidato ao governo pelo PSDB, Tasso emprestará a Serra seu palanque para o Senado. E diz que eleger Serra é até mais importante que sua própria reeleição: Estou empenhado de corpo e alma na campanha do Serra.

Não só por mim, mas pelo futuro do Brasil. Acho que mais oito anos de Dilma (Rousseff, do PT) para o país será uma tragédia.

Em primeiro lugar, porque a Dilma não controla o PT. É o Lula quem controla disse Tasso, dobrando o tempo em que Dilma governará, caso eleita.

Tasso já montou a estratégia para engordar a preferência dos cearenses por Serra: aproximar o tucano cada vez mais das lideranças políticas do interior, desmistificar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e atrair o que ele chamou de descontentes e magoados do PSB, após o alijamento do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) da disputa pela Presidência.

O senador pretende alegar que o PAC não saiu do papel na região, diferentemente das obras que foram iniciadas durante a gestão de Serra como ministro, tanto na Saúde quanto no Planejamento. Por isso, na programação de ontem foi incluída uma visita do tucano ao Hospital São Vicente, em Barbalha, próximo a Juazeiro. Segundo Tasso, o hospital foi iniciado na gestão de Serra no Ministério da Saúde, e é um dos melhores da rede pública no Ceará.

Serra visitou ontem o Nordeste pela sexta vez desde que se lançou pré-candidato. Percorreu cidades do Ceará em ritmo de festa. A passagem dele por Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha teve direito a carreata, apitaço, desfile de motos, foguetório e até homens com pernas de pau. O tucano desembarcou no aeroporto do Cariri, em Juazeiro do Norte, a 550 quilômetros de Fortaleza, com duas horas de atraso, e foi saudado por uma banda de frevo. Depois, Serra seguiu para o santuário de Padre Cícero, acompanhado por 80 motociclistas.

Lá, ele subiu a escadaria e contou ter feito três pedidos.

Orei para que a região do Cariri possa progredir do ponto de vista econômico e social.

Rezei para meus netos e pela eleição disse o tucano.

Serra terminou a noite no município de Crato, em uma festa que reuniu mais de três mil pessoas. Ele disse querer um Brasil unido para todos e sem ódios, em que a gente reconheça a oposição como adversária e não como inimiga.

Disse ainda que quer governar com espírito de cooperação nacional, para o país inteiro.

Na festa, Serra prometeu que vai fazer as obras do PAC que estão paralisadas no Nordeste.

Vou fazer e acontecer prometeu o tucano.

Serra teve a companhia de Tasso durante o evento. O senador desafiou os presentes a levantar as mãos se conhecessem uma obra do PAC concluída no Ceará. Ninguém levantou. Tasso, então, desafiou Dilma a voltar ao Nordeste para mostrar uma obra do PAC concluída. Os dois cantaram músicas nordestinas.

Em entrevista, Serra também falou sobre o fim da CPMF. Lembrou ter elaborado uma emenda constitucional que garantiria mais verbas para a saúde: Fiz a emenda constitucional que, na prática, garantia piso mínimo para a saúde, no começo de 2000. O governo federal tinha que mandar projeto ao Congresso até 2004 regulamentando, o que permitiria trazer mais recursos, inclusive estabelecendo o que é gasto em saúde. O governo não cumpriu até hoje.

Nenhum comentário: