terça-feira, 18 de maio de 2010

Serra recebe apoio de prefeitos do Cariri cearense que apoiavam Ciro

DEU NO VALOR ECONÔMICO

Raquel Ulhôa, de Juazeiro do Norte (CE)

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, está desde ontem no Ceará, onde seus aliados buscam uma estratégia para conquistar os votos do eleitorado que ficou órfão de candidatura presidencial desde o afastamento do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) da disputa.


A primeira parada de Serra ontem, em Juazeiro do Norte, foi na estátua de Padre Cícero, líder político e religioso do Estado e primeiro prefeito do segundo mais importante município do Estado. Ao pé do monumento ? ponto obrigatório de visitação de políticos ? Serra anunciou que, se eleito, irá construir no Ceará a siderúrgica e a refinaria planejadas em gestão do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) como governador.


Também comprometeu-se a concluir a ferrovia Transnordestina ? que não saiu do papel, disse. Serra ainda defendeu a transposição e revitalização do rio São Francisco. O presidenciável tucano disse que as obras são necessárias para gerar emprego, renda e consumo. Fez questão de manifestar-se a favor de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, mas afirmou que a população quer ?futuro? para seus jovens, o que é garantido por emprego.


Ao ser perguntado sobre a possibilidade de herdar os votos que iriam para Ciro Gomes, Serra disse esperar ?o voto dos cearenses?. Em 2002, quando concorreu à Presidência da República pelo PPS, Ciro teve 44,4% dos votos no Ceará, no primeiro turno. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 39,3% e Serra, em sua primeira eleição presidencial, ficou com apenas 8,5%. O tucano e o petista foram para o segundo turno ficando com, respectivamente, 28% e 71,7% dos votos.


?Os votos do Ciro vão naturalmente para o Serra, porque a raiz dos dois é a mesma, o PSDB?, avalia Tasso Jereissati, candidato à reeleição e responsável pelo palanque de Serra no Estado. Em 2002, então candidato ao Senado pela primeira vez, o ex-governador cearense (por três vezes) apoiou Ciro, em detrimento do candidato do seu partido.


Segundo Tasso, as lideranças do interior do Estado têm origem no PSDB e rivalidade histórica com o PT. Ele não desconhece a altíssima popularidade de Lula no Ceará, mas diz que Dilma Rousseff tem um ?ar prepotente e autoritário que não causa simpatia?.


A transferência dos votos de Ciro para Serra também é esperada pelo prefeito de Crato, Samuel Araripe (PSDB), um dos coordenadores da campanha de Serra na região do Cariri - que tem 27 municípios e por onde o tucano iniciou sua pré-campanha no Estado.

-A maneira como Ciro foi alijado faz com que o cearense fique com desejo de votar em Serra. A maneira traumática com que ele foi tirado da disputa fez com que as lideranças que apoiariam Ciro queiram fazer campanha para Serra -, diz Araripe, que em 2002 estava no PPS, ao lado do deputado.

Também designado por Tasso coordenador da campanha de Serra em 15 municípios do Cariri, Romell Feijó (PTB), ex-prefeito de Barbalha, acredita que, - se Ciro ficar quieto na campanha -, 70% dos votos que ele teria no Estado serão transferidos ao candidato tucano. - - O eleitorado que vota no Ciro gosta do Tasso e do PSDB. O Ciro nasceu no PSDB- .

A meta dos tucanos e aliados é, ao menos, reduzir a vantagem de Dilma no Nordeste, resultado da popularidade de Lula na região. Na opinião de Feijó, se Dilma tiver 60% dos votos nos Estados do Nordeste e Serra 40%, ele ganhará a eleição presidencial, por causa de seu bom posicionamento nas outras regiões.

As duas pesquisas recentemente divulgadas - institutos Vox Populi e Sensus -, mostrando Dilma à frente do tucano na corrida presidencial, não abateram as lideranças cearenses envolvidas na campanha. Reunidas ontem em torno de Tasso, elas não mostraram preocupação. A avaliação é que o eleitorado ainda não está voltado para a eleição, o que deve acontecer somente após a Copa do Mundo.

Até lá, a ordem é mobilizar lideranças, organizar palanques e mostrar o que Serra fez pelo Nordeste quando ministro de FHC. Com esse objetivo, Tasso incluiu na agenda de hoje de Serra visita ao Porto de Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante. A obra foi concluída na terceira gestão de Tasso como governador (1999-2002) e os recursos iniciais foram repassados por Serra, quando ministro do Planejamento.

O ex-governador paulista chegou com duas horas de atraso a Juazeiro do Norte, causando certa frustração nas lideranças do Cariri, que tiveram de manter a militância mobilizada, para reunião marcada para às 17h40, no município do Crato.

O dia ontem foi de pré-campanha nos três municípios mais importantes da região do Cariri, estratégica para o desenvolvimento do interior do Nordeste, por ser um polo comercial localizado, em média, a 600km das principais capitais da região.

Em Barbalha, a terceira cidade do triângulo central do Cariri, Serra visitou o Hospital São Vicente de Paula, que ele ajudou a construir como ministro da Saúde. Na entrevista concedida ao pé da estátua de Padre Cícero, o tucano prometeu resolver o problema das filas das consultas médicas no país.

Serra não quis comentar as pesquisas de intenção de voto, que o colocam atrás da concorrente petista, Dilma Rousseff, nem a possibilidade de o ex-governador Aécio Neves rever sua decisão e aceitar ser o candidato a vice-presidente em sua chapa. - Estou acompanhando pelos jornais-, disse.

O tucano foi a evento com cerca de 2 mil pessoas, no tênis clube do Crato, onde foi recepcionado com jingle criado pelo repentista Luizinho de Iriauçuba, que, num trecho, fez referência a Ciro Gomes. " Até o Ciro falou: o Serra é o mais preparado " , cantou. O próprio presidenciável cantarolou músicas de Luiz Gonzaga. E Tasso fez uma forte convocação para a militância trabalhar pela candidatura tucana, por um "país sem corrupção e sem roubalheira ".

Serra terminou a noite com uma visita ao túmulo do Padre Cícero.

Nenhum comentário: