segunda-feira, 19 de abril de 2010

Primeiro palanque de Serra



DEU NO ESTADO DE MINAS

Depois de ter visitado Salvador e Alagoas, pré-candidato tucano faz hoje em Belo Horizonte o lançamento de sua campanha à Presidência de olho nos votos do colégio eleitoral mineiro

Bertha Maakaroun

Depois do lançamento oficial da pré-candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência da República há oito dias, Minas Gerais é o estado escolhido pelo tucanato nacional para o primeiro evento público de campanha. Além de passar a mensagem de unidade no ninho, após a disputa interna entre os dois ex-governadores dos maiores colégios eleitorais do país, Serra pretende se comprometer com o estado, onde há segmentos em que os investimentos do governo federal ficaram, na avaliação dos tucanos mineiros, aquém do pleiteado. O PSDB de Minas também apresenta à campanha de José Serra diversas realizações do governo Aécio Neves (PSDB) para que sejam indicadas ao longo da campanha serrista em contraponto ao discurso petista de que tucanos, além de não priorizar a agenda social, teriam um viés “privatista”. Levantamento em curso dos sete anos de governo Aécio Neves pretende demonstrar que o tucano mineiro, candidato ao Senado Federal, não privatizou nenhuma das “jóias da coroa” do estado, como a Cemig e a Copasa. Além disso, o PSDB de Minas pretende salientar compromisso com as questões sociais, que só teria se viabilizado a partir do chamado “choque de gestão”, voltado para a racionalização das contas públicas.

Embora tenha, na semana passada, visitado Salvador (BA) e Maceió (AL), o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), em Belo Horizonte desde sábado, considerou ontem que em nenhum dos dois estados houve eventos públicos de campanha. “Foram deslocamentos para gravações”, disse Guerra, em referência ao fato de, nos dois estados onde a popularidade do presidente Lula é muito grande, o pré-candidato tucano ter sido acompanhado da equipe de filmagem da campanha. Em Alagoas, Serra circulou ao lado do governador do estado, Teotônio Vilela Filho (PSDB), e de deputados federais e estaduais. Participou da inauguração de uma fábrica, concedeu entrevistas, fez corpo a corpo e compras em dois centros comerciais. “Aécio Neves sugeriu que a campanha de Serra começasse por Minas. E este estado é importante por todos os aspectos: pela história, pelo peso político, pelo tamanho do eleitorado. Há ainda o significado simbólico, já que esta largada caracteriza mais uma vez a unidade de Serra e de Aécio”, considerou Sérgio Guerra. Segundo ele, uma campanha bem feita em Minas representa vitória grande no Brasil.

EXEMPLOS. Na semana passada, o tucanato nacional chegou a entrar em contato com os líderes de Minas para reafirmar que, nos dois estados, não teria havido eventos públicos de campanha e que, o primeiro foi reservado para Belo Horizonte, conforme convite de Aécio Neves a Serra, durante o lançamento da pré-campanha em Brasilia. Na ocasião, Aécio justificou o convite chamando atenção para os exemplos dos homens públicos de Minas e para que o candidato tucano ao Palácio do Planalto tivesse “as forças das montanhas e do ferro de Minas”.

Por ser notívago, a campanha tucana insistiu para que Serra se deslocasse ontem à noite para Belo Horizonte, de modo a evitar atrasos na agenda de hoje. Assim como a pré-candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, que participou, há duas semanas, de palestra seguida de almoço com empresários da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Serra também iniciará a jornada na entidade. Em seguida, participará de um evento no SesiMinas, onde foram convidados prefeitos e líderes no estado do PSDB, do DEM e do PPS, as três legendas coligadas, que repetem a aliança em Minas Gerais na disputa ao Palácio da Liberdade.

Nenhum comentário: