sexta-feira, 2 de abril de 2010

Lula volta a ironizar multas do TSE

DEU EM O GLOBO

Presidente diz que terá de trabalhar o resto de sua vida para pagá-las

Luiza Damé


BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltar a reclamar ontem das multas recebidas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por fazer campanha fora do prazo em favor da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, que se desincompatibilizou do cargo anteontem para disputar as eleições de outubro. Mas, mesmo fora do governo, Dilma foi lembrada no encerramento da Conferência Nacional da Educação, do qual Lula participou, Indiretamente, ele defendeu a continuidade do PT no Palácio do Planalto.

— Eu vou ler o meu discurso, porque estou sendo multado todo dia, e daqui a pouco eu vou ter que trabalhar o resto da vida para pagar multa.

Então, eu vou me conter aqui.

Depois eu vou dar um improvisozinho rápido, para falar umas coisas para vocês — afirmou o presidente.

Lula já recebeu duas vezes multas do TSE, uma de R$ 5 mil e outra de R$ 10 mil. O presidente foi recebido aos gritos de “Lula, guerreiro do povo brasileiro” e “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”. Toda vez em que o nome de Lula foi mencionado, seja nos discurso ou pelo mestre de cerimônias, a plateia — formada basicamente por professores e estudantes — reagia com “olê, olê, olê, olá, Dilma, Dilma”.

Empolgado, Lula disse que seu governo teve muitos avanços, mas que ainda é necessário “construir muito mais coisas neste país”. E pediu aos presentes que deem continuidade ao projeto de poder do PT.

— Eu queria pedir um favor para vocês. Quando a gente entra na água e começa a nadar, quando a gente começa a cansar, em vez de ir até o final, a gente tenta voltar, apavorado, muitas vezes, sem se dar conta de que a volta é mais difícil do que a ida. Nós estamos no meio do rio, e nós não temos o direito de morrermos afogados. Nós temos que seguir, porque nós chegamos até aqui por conta de vocês.

Não pensem que a gente chegou até aqui apenas por nossa vontade — disse.

E aproveitou para anunciar que não vai se aposentar depois de 31 de dezembro, quando deixar a Presidência.

Lula afirmou que vai percorrer o país para defender suas teses e seu governo.

— Eu queria dizer para vocês que, ao terminar o meu mandato, vai quebrar a cara quem pensar que eu vou ser um ex-presidente, porque vocês vão me ver andando por este país, porque a minha luta não era apenas para a gente ganhar a Presidência. A Presidência era um degrau dessa luta — disse, agradecendo aos que o apoiaram em 2005.

Naquele ano, o PT e o governo Lula foram atingidos por denúncias de compra de votos de parlamentares da base aliada para aprovar projetos de interesse do Planalto — o mensalão.

O presidente afirmou que sempre teve clareza da sua origem e do seu destino, mas que, durante a crise, aprendeu a conhecer os seus verdadeiros amigos, os amigos eventuais e os amigos do poder.

— Eu agradeço as críticas que em alguns momentos vocês fizeram ao nosso governo, eu agradeço as críticas naquela fatídica crise de 2005. Eu sei que, muitas vezes, muitos de vocês quase perderam a esperança.

Mas eu tinha clareza de onde eu vim e para onde eu vou. Eu tenho clareza de qual é o meu mundo. Eu tenho clareza de quem são os meus amigos e de quem são os amigos eventuais, ou quem são os amigos do poder — afirmou.

Nenhum comentário: